Rio Ave na maior seca de golos da época
O Rio Ave atravessa uma grave crise de resultado, como atesta o facto de não vencer há quatro jogos consecutivos — derrotas com o SC Braga (3-0), Arouca (3-0), Nacional da Madeira (4-0) e Benfica (2-0). Mas os problemas da equipa orientada (ainda) por Sotiris Silaidopoulos vão muito mais além dos desaires. Os rioavistas não marcam há 364 minutos, naquela que é a maior seca de golos da presente temporada. O emblema da caravela nunca havia estado tanto tempo sem faturar e uma das justificações poderá ser o menor poder de fogo que tem neste momento, face às saídas de André Luiz e Clayton no mercado de inverno para os gregos do Olympiakos.
O treinador está a prazo, uma vez que a SAD já procura no mercado um sucessor, mas ainda vai orientar a equipa de Vila do Conde na receção ao Moreirense, apesar da forte contestação de que está a ser alvo por parte dos adeptos vilacondenses. Luís Nascimento, irmão de Bruno Lage, era o nome que reunia maior consenso na estrutura, com Vasco Matos, ex-Santa Clara, e João Pereira, antigo treinador do Casa Pia, também bem posicionados para suceder a Silaidopoulos. Vítor Campelos também foi um nome equacionado. Porém, até ao momento, não houve acordo com nenhum treinador, situação que deverá ficar resolvida na próxima semana.
Sotiris Silaidopoulos foi uma aposta pessoal de Evangelos Marinakis, empresário grego e dono do Olympiakos e Nottingham Forest e acionista maioritário da SAD do Rio Ave, detendo 80% do capital através da RAH Sports Investments. A contestação dos sócios aumentar a olhos vistos, mas a última palavra é para homem que injetou capital na SAD rioavista, depois dos associados terem aprovado a venda dessa percentagem em Assembleia Geral.
Noutro âmbito, e do ponto de vista clínico, o guarda-redes Miszta continua a contas com uma lombalgia e o médio Aguilera, que que saiu lesionado aos 79 minutos da receção ao Arouca, teve uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito e não joga mais esta época. O jogador, de 22 anos, será submetido ao «tratamento adequado», iniciando, numa fase posterior, um longo processo de recuperação sob acompanhamento do departamento médico.
Para a partida com os cónegos, o treinador Sotiris Silaidopoulos já pode contar com o defesa-central Petrasso, que limpou a folha disciplinar diante do SC Braga, ele que completou uma série de cinco cartões amarelos na Liga portuguesa frente ao Arouca.