Esquerdino foi decisivo no ponto conquistado frente às águias - Foto: Miguel Nunes
Esquerdino foi decisivo no ponto conquistado frente às águias - Foto: Miguel Nunes

Rio Ave: André Luiz até do banco viu a Luz

Jovem extremo brasileiro marcou o golo do empate diante do Benfica e nem o facto de ter sido suplente o incomodou. Já igualou o número de tentos apontados em toda a temporada passada e promete época de enorme qualidade

Quando, ao minuto 90+1, André Luiz fletiu da direita para o centro e rematou em arco para o fundo das redes da baliza à guarda de Trubin, a Luz gelou. Nessa altura, e pouco tempo depois de o Benfica ter inaugurado o marcador, o Rio Ave chegava ao empate e garantia a conquista de um (precioso) ponto no estádio de um dos grandes candidatos ao título.

Nesse momento, o jovem extremo brasileiro, de apenas 23 anos, não só dava um contributo absolutamente decisivo para que a sua equipa saísse a sorrir da viagem à capital, mas também dava um sinal claro de que ter sido suplente não o incomodou minimamente. Afinal, foi o primeiro jogo da época em que André Luiz não fez parte das opções iniciais de Sotiris Silaidopoulos.

O esquerdino tinha sido titular nos cinco jogos anteriores, período em que o Rio Ave (também) não conquistara qualquer vitória, mas em que André Luiz até tinha tido já algum destaque. O camisola 7 fez três assistências nos três primeiros encontros dos vila-condenses na presente edição do campeonato – Nacional (1-1), Arouca (3-3) e SC Braga (2-2), estreando-se a marcar no embate seguinte, da 5.ª jornada, diante do Moreirense (1-3). Frente ao FC Porto não conseguiu ajudar a equipa a ter sucesso, mas com o Benfica revelou-se absolutamente decisivo e voltou a aumentar os registos individuais.

A contabilidade de André Luiz em 2025/2026 marca, então, dois golos e três assistências em seis jogos, pelo que no horizonte do brasileiro está a melhor época de sempre da sua (ainda curta) carreira. Depois de ter brilhado ao serviço dos sub-20 do Flamengo (clube onde concluiu a formação que tinha iniciado no América, do Rio de Janeiro), André Luiz chegou a Portugal pela porta do Estrela da Amadora, em 2023/2024, somando quatro golos em 28 partidas. Na primeira metade da temporada seguinte, ainda na Reboleira, apontou dois tentos (mais uma assistência) em 13 embates, seguindo, depois, para Vila do Conde, onde marcou mais dois golos (também com uma assistência) em 19 jogos. Olhando a todos estes números, o extremo dos rioavistas está embalado para bater todos os seus recordes.