Pablo Fernández festejou... mas por pouco tempo: o lance foi invalidado pelo VAR - Foto: UD Leiria
Pablo Fernández festejou... mas por pouco tempo: o lance foi invalidado pelo VAR - Foto: UD Leiria

Ribeiro não correu na direção da vice-liderança (crónica)

UD Leiria dominou grande parte da partida, mas não conseguiu desbloquear o nulo. Ou melhor, até conseguiu, mas quando o fez... houve VAR. UD Oliveirense foi sempre solidária e fez por merecer o ponto. Guarda-redes dos forasteiros realizou uma excelente exibição

Houve muita União (da cidade do Lis e de Oliveira de Azeméis), houve bom futebol... faltaram os golos. A UD Leiria empatou (0-0) com a UD Oliveirense, numa partida que estava em atraso da 6.ª jornada da Liga 2 e que se realizou na tarde deste sábado, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, e, dessa forma, falhou a subida à vice-liderança da tabela classificativa.

A jogar em casa e fortemente apoiada pelo seu público (5.127 espectadores!), a formação leiriense tomou as rédeas do encontro e construiu várias ocasiões para chegar à vantagem. Porém, ora por ineficácia dos comandados de Fábio Pereira, ora por belíssimas intervenções de Ricardo Ribeiro, o nulo teimou em manter-se

Jair foi o primeiro a criar perigo (10'), seguindo-se Jordan van der Gaag (12'). Pouco tempo depois, e quando o relógio estava em cima do quarto de hora, Pablo Fernández marcou mesmo... mas o golo foi invalidado: o ponta de lança espanhol estava em jogo no momento do desvio vitorioso, mas o problema tinha vindo de trás, ou seja, quando Jordan van der Gaag (que havia feito a assistência final) recebera o passe de Juan Munoz. Nesse momento, o extremo dos unionistas estava em posição irregular e o VAR reverteu (e bem) a decisão da equipa de arbitragem, que apontara para o centro do terreno. Do outro lado, Pedro Martelo colocou João Bravim à prova (26'), mas foram os da casa a voltar a acelerar, com Pablo Fernández a fazer Ricardo Ribeiro brilhar (42') e Jordan van der Gaag a tirar tinta ao poste esquerdo (45+3').

A etapa complementar manteve a toada dominadora dos homens da casa, mas a eficácia voltou a ser nula. Juan Munoz atirou perto do poste (60') e Bernardo Gomes viu Armando Lopes intercetar um remate que parecia levar selo de golo (64'). O conjunto orientado por Jorge Pinto esteve muito solidário defensivamente e nunca abdicou de espreitar as transições. Amadou Diallo viu João Bravim negar-lhe os intentos (70'), o mesmo acontecendo com João Silva (79'). Já nos instantes finais, Gustavão teve no pé direito a grande oportunidade para levar os três pontos para Oliveira de Azeméis, mas o jovem avançado brasileiro, de apenas 20 anos, não teve a melhor pontaria.

Com este empate, a UD Leiria não conseguiu igualar os 14 pontos de Vizela e Marítimo, as duas equipas que seguem logo atrás do líder, Sporting B. Assim sendo, os leirienses ficam com 12 pontos e instalam-se no 5.º lugar de forma isolada. Já a UD Oliveirense chegou aos 8 pontos e igualou Feirense e Penafiel.