Sporting B goleia em Matosinhos e toma dianteira na Liga 2
Um fim de semana perfeito para o Sporting B que viu, na mesma jornada, os seus rivais diretos perderem pontos – o Marítimo empatou em casa e o Vizela perdeu em Chaves – e cumpriu a sua parte, com uma prestação de alto nível em Matosinhos, acompanhada pelo resultado: 4-0 ao Leixões!
Os leões não acusaram o papel de forasteiros e cedo se impuseram frente ao Leixões: aos 9’, Manuel Mendonça esteve próximo de inaugurar o marcador com um cabeceamento suave, mas bem colocado, com o guardião Morro a opor-se com qualidade, e aos 12’ Salvador Blopa atirou perto do travessão, colocando dois avisos sérios que, mais tarde, confirmariam o primeiro golo para os leões.
O Sporting B assumiu o comando do marcador aos 20’, numa iniciativa individual de Rodrigo Ribeiro, que arrancou pela direita, servido por Manuel Mendonça, e ultrapassou vários opositores até apontar o sentido desta partida, que só deu leão.
Inspirado, o jovem atacante sportinguista voltou a ser figura, servindo de assistente para um bonito golo de José Silva, ala direito que com o pé contrário atirou de fora da área e sem hipóteses de defesa para um repentino 0-2. A partir daí, o encontro teve pouca história… e a que teve foi pintada a verde e branco.
Até ao intervalo, o Leixões procurou entrar no resultado, mas o período de eficácia do Sporting B valia um triunfo seguro que se confirmaria em goleada numa questão de poucos minutos. Em menos de três minutos disputados na segunda parte, Rafael Nel ampliou a diferença após ter sido lançado no espaço vazio por Salvador Blopa.
Os verdes e brancos encontravam-se numa posição muito favorável que em pouco tempo passou a um desequilibrado 4-0, criado num agarrão de Lourenço Henriques a Rafael Nel para uma grande penalidade convertida, de forma exímia, por Rodrigo Ribeiro aos 58 e, a partir daí, com o vencedor já encontrado, a partida seguiu tranquila até os instantes finais.
O Leixões tentou entrar no marcador nos últimos minutos da partida, porém sem sucesso: aos 84’, Diego Callai correspondeu com uma grande intervenção a uma ocasião protagonizada por Ricardo Valente, no único remate enquadrado dos matosinhenses, e a goleada do Sporting B em terreno alheio confirmou-se, assim como a ascensão à liderança isolada da Liga 2, com um ponto de vantagem sobre Vizela e Marítimo, os perseguidores mais próximos.