Cameron Van der Burg venceu o ouro em 2012. Foto: IMAGO
Cameron Van der Burg venceu o ouro em 2012. Foto: IMAGO - Foto: IMAGO

Regresso improvável: campeão olímpico reformado quer voltar aos Jogos aos 40 anos

Cameron van der Burg conquistou a medalha de ouro em Londres 2012, retirou-se em 2018 e agora, aos 37 anos, quer voltar para competir em Los Angeles 2028

Sete anos após ter pendurado o fato de banho, o sul-africano Cameron van der Burgh - campeão olímpico dos 100 metros bruços em Londres 2012 - anunciou que vai regressar à competição. Aos 37 anos, e com uma carreira recheada de medalhas, o nadador aponta os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, quando terá 40 anos, como objetivo.

A revelação foi feita no primeiro episódio do seu novo podcast, Back To The Blocks, onde explicou as razões e motivações por detrás desta decisão. «Estou num momento da minha vida em que estou a considerar, como pai e empresário, depois de me ter mudado recentemente para o Dubai e ter algum tempo livre, possivelmente regressar ao mundo do alto rendimento. E esta viagem vai ser muito divertida», afirmou.

«Tenho de tentar conciliar isso com o trabalho, a minha família e os outros compromissos que tenho à medida que envelhecemos. Vai ser muito mais difícil», admitiu.

O sul-africano revelou ainda que a sua primeira prova deste novo ciclo competitivo acontecerá já em fevereiro, numa competição de nível máster. Nas redes sociais, também confirmou que foi submetido a controlos antidoping da Agência Mundial Antidopagem no último mês, um detalhe que praticamente afasta a hipótese de participar nos Enhanced Games, conhecidos como os Jogos para dopados - algo que chegou a ser especulado no início da sua preparação.

A ambição está lançada: Van der Burgh quer voltar ao grande palco. E, se o plano resultar, Los Angeles 2028 poderá testemunhar um dos regressos mais improváveis da história recente da natação.