FPF abre candidaturas de apoio para clubes afetados pelas tempestades
A Federação Portuguesa de Futebol abriu esta sexta-feira as candidaturas ao Fundo de Apoio Urgente às Catástrofes naturais, no valor de 100 mil euros, podendo os clubes, sociedades desportivas e associações afetados pelas recentes tempestades candidatar-se até final de fevereiro.
Segundo o regulamento publicado, este apoio pode beneficiar as Associações Distritais e Regionais de Futebol (ADR), sócios de classe e os clubes ou sociedades desportivas que tenham sofrido danos significativos em infraestruturas desportivas, sociais ou comunitárias. Fica claro que as verbas atribuídas serão para aplicar na reconstrução de infraestruturas destinadas à prática de futebol ou futsal e na aquisição de equipamentos essenciais à reposição da normalidade.
«A Federação Portuguesa de Futebol, obviamente, tendo em conta toda esta urgência e premência, decidirá rapidamente com relação aos processos que lhe forem submetidos», garantiu Helena Pires. CEO da FPF, em declarações à agência Lusa, reforçando que a prioridade é dar uma «resposta célere» para que os clubes e associações consigam «retomar e repor a normalidade das suas atividades».
Na reunião da Comissão Coordenadora para as Emergências no Futebol, foram aprovadas as alterações ao regulamento do mecanismo de apoio que, ainda assim, continua a ser visto como um «processo evolutivo».
«Aquilo que neste momento nos preocupa efetivamente é garantir a proximidade e todo o apoio que possa ser dado», afirmou Helena Pires, sublinhando ainda que «parte da receita» do jogo particular da Seleção Nacional A, no feriado de 10 de junho, irá reverter para esta situação: «Cá estaremos a seu tempo para ir tomando as decisões que se mostrarem convenientes e oportunas.»
O prazo para o envio dos processos decorre entre hoje e 27 de fevereiro de 2026 e o apoio foca-se na recuperação das instalações para o estado em que se encontravam antes das várias tempestades que têm afetado várias zonas do país.