Guardiola dá novidades sobre Rúben Dias e Bernardo Silva
Pep Guardiola, treinador do Manchester City, revelou que Rúben Dias «está de volta» à lista de convocados para o jogo grande da 25.ª jornada da Premier League, frente ao Liverpool, em Anfield, agendado para as 16.30 horas de domingo. Acerca de Bernardo Silva, o técnico dos citizens ainda tem dúvidas.
«O Bernardo Silva não sei [se será opção]. Amanhã há treino. O Rúben Dias está de volta, veremos se jogará alguns minutos, mas são boas notícias para nós», atirou, em conferência de imprensa, onde referiu que Haaland é o «melhor avançado do Mundo»: «Se vai jogar? Não sei até amanhã. Tudo o que posso dizer é que é o melhor.»
Guardiola espera um jogo difícil em Anfield: «O Liverpool é um adversário difícil e o estádio também é complicado, especialmente pela qualidade dos jogadores e dos treinadores. Tem sido difícil. O Liverpool continua a ser uma equipa excecional. Os momentos são momentos, as épocas são as épocas, mas serão sempre uma boa equipa», referiu.
«Tentei observar como o Liverpool tem jogado ultimamente. O que temos de fazer, se precisamos de ajustar algo. Mas é Anfield. Os maiores palcos e os maiores jogos exigem sempre grandes personalidades. Já disse muitas vezes, não se trata apenas da habilidade dos jogadores nas principais ligas. Nos grandes clubes, o talento está lá. Nunca conheci um jogador que não fosse bom o suficiente para jogar nos grandes clubes. O que importa é o comportamento. A maneira como jogas nas fases finais das maiores competições é o que te define como jogador. A mentalidade dos jogadores que tens define as grandes equipas», analisou.
Pep Guardiola defendeu ainda que «nem sempre dá para jogar um futebol bonito».
«Se queres ser treinador, é melhor ganhares troféus. Sempre. Nem sempre tens a oportunidade de jogar um futebol bonito. Acho que está tudo relacionado, porque, como treinador, quando ganhas, quase sempre jogas bem. Queres que os jogadores vençam da melhor maneira possível, da maneira que acreditas ser a mais importante, jogando de acordo com as tuas convicções. Acho que isso é o mais importante», disse, abordando a chegada à final da Taça da Liga inglesa, onde irá defrontar o Arsenal.
«Conforme envelheço, tenho cada vez mais a sensação de que chegar a uma final está a ficar mais difícil. Cada vez mais difícil. Nunca dei isso como garantido por muitos anos, pois sei o quão difícil é. Vou viver a alegria de estarmos numa final, porque é muito difícil. No desporto moderno, para chegar a finais e ganhar troféus, é preciso suar», comentou, acrescentando: «A cada época fica mais difícil ganhar a Premier League, mas acho que não é só para nós.»
Questionado sobre uma possível saída do Manchester City, Guardiola foi claro: «Tenho mais um ano de contrato. É a mesma resposta que dei há dois meses.»