Florentino Pérez, presidente do Real Madrid
Florentino Pérez, presidente do Real Madrid - Foto: IMAGO

Real Madrid admite pedir indemnização milionária pelo caso Negreira

‘Merengues’ já requisitaram, através de meios legais e com prazo de 10 dias, auditorias e faturas para saber os movimentos económicos do Barcelona de 2010 a 2021

O Real Madrid está a ponderar pedir uma indemnização milionária devido ao caso Negreira. Segundo o jornal AS, os merengues, depois de terem conseguido que a instrução do caso fosse ampliada até 1 de março, têm aumentado a pressão juntos dos tribunais, acusando o Barcelona de, entre 2001 e 2018, ter «manipulado a sua identidade e falseado a competição com decisões incompreensíveis». 

Na manhã de 24 de dezembro, o Real Madrid pediu, através de meios legais e com prazo de 10 dias, auditorias, processos de due diligence e faturas de modo a conhecer os movimentos do Barcelona de 2010 a 2021, assim como os orçamentos entre 2010 e 2018. No total, foram 625 os documentos pedidos pelo Real Madrid para perceber o que aconteceu com o dinheiro e o destino final do mesmo. Os blancos admitem pedir indemnizações milionárias ao Barcelona por danos e prejuízos em relação ao caso Negreira.  

O caso Negreira foca-se nos pagamentos que ascenderam a 7,3 milhões de euros que o Barcelona fez a empresas do ex-vice-presidente do Comité Técnico de Árbitros, José María Enríquez Negreira, e do seu filho, em troca da obtenção de relatórios dos árbitros de jogos dos catalães. Os pagamentos terão sido efetuados entre 2001 e 2018. 

Em novembro, durante a Assembleia-Geral do Real Madrid, Florentino Pérez garantiu que irá «até ao final» no caso Negreira. 

«Não é normal que mantenham a maioria dos árbitros envolvidos no caso Negreira. É uma situação que os impede de atuar com neutralidade. Como é possível que, antes da final da Taça do Rei, o árbitro principal e o VAR tenham ameaçado tomar medidas contra o nosso clube? Antes de uma final da Taça do Rei? Deveria ter sido afastado e nenhuma medida foi tomada», foram algumas palavras do presidente dos merengues.