Florentino Pérez, presidente do Real Madrid - Foto: IMAGO
Florentino Pérez, presidente do Real Madrid - Foto: IMAGO

Florentino ataca: «Como podemos esquecer o maior escândalo da história do futebol?»

Presidente do Real Madrid recorda a envolvência do Barcelona no caso Negreira

Florentino Pérez utilizou o tradicional jantar de Natal do Real Madrid para atacar o Barcelona e a gestão do caso Negreira que, no entender do presidente dos blancos, não resultou das devidas consequências para o grande rival.

«É o caso mais grave que existe no futebol atual. Como é que é possível que o chefe dos árbitros nos peça para virarmos a página? É possível que alguns clubes tenham sido despromovidos por causa do caso Negreira, como é que podemos esquecer o maior escândalo da história do futebol?»

O caso Negreira foca-se nos pagamentos que amontoaram a 7,3 milhões de euros que o Barcelona fez a empresas do ex-vice-presidente do Comité Técnico de Árbitros, José María Enríquez Negreira (daí o nome do caso), e do seu filho, em troca da obtenção de relatórios dos árbitros de jogos dos catalães. Os pagamentos terão sido efetuados entre 2001 e 2018.

«Esses relatórios nem sequer foram recebidos pelos treinadores. Quem é que pode acreditar que estes relatórios foram pagos quando os treinadores nem sequer tinham conhecimento da sua existência? Isto mostra a necessidade de uma mudança radical», apontou.

Florentino Pérez salientou ainda ser «completamente incompreensível» que «as instituições tenham deixado o Madrid sozinho nesta luta», referindo-se ao caso Negreira. «Como podem a Federação e a LaLiga comportarem-se desta forma? Têm um dever de integridade.»

Já este ano, o presidente da LaLiga Javier Tebas indiciou que, «se o caso não tivesse prescrito, o Barcelona teria sido despromovido à 2.ª divisão».