Gonçalo Alves, jogador da seleção nacional, conduz um ataque frente à Catalunha na GoldenCat (FPP)

Portugal entra a ganhar na GoldenCat

Seleção Nacional impôs-se à congénere catalã por 4-3, com reviravolta na segunda parte, na ronda inaugural deste torneio em Barcelona de preparação para o Europeu em Paredes

Portugal venceu a Catalunha, por 4-3, no primeiro jogo do GoldenCat, esta quinta-feira, em Cerdanyola del Vallès, arredores de Barcelona, torneio quadrangular de preparação para o Campeonato da Europa marcado para Paredes, entre os dias 1 e 13 de setembro. A Seleção Nacional impôs-se à congénere anfitriã numa partida equilibrada, resolvida com um golo de Miguel Rocha a seis minutos do final.

Na sexta-feira, Portugal defronta Itália no segundo jogo (14h30). Os italianos sofreram derrota surpreendente pesada, por 0-9, frente a França, na ronda inaugural.

O selecionador Paulo Freitas lançou em pista um cinco inicial composto por Xano Edo, Zé Miranda, Miguel Rocha, Hélder Nunes e Gonçalo Alves, e foi este último quem inaugurou o marcador, aos quatro minutos, culminando a superior entrada do conjunto português. Os catalães reagiram, e aos 10 minutos, igualaram, por Mabe, mas Zé Miranda repôs a vantagem lusa apenas três minutos volvidos. O intervalo não chegou sem novo empate, que premiava a boa réplica dos locais, concretizada por Marc Juliá, a poucos segundos do descanso.

A Catalunha adiantou-se, pela primeira vez (e única) no jogo, por Xavi Aragonés, quando estavam decorridos 10 minutos da segunda parte, que Portugal iniciou com Xano Edo, Zé Miranda, Rafael Bessa, Alvarinho e Gonçalo Alves. Este golo coincidia com o melhor período dos espanhóis na partida, sucedendo-lhe, todavia, uma eficaz resposta portuguesa, que valeu dois golos em cinco minutos (aos 14, o segundo de Zé Miranda, e aos 19, a reviravolta decisiva, por Miguel Rocha.

Paulo Freitas: «Tivemos boa atitude competitiva»

O selecionador Paulo Freitas fez a análise do jogo: Foi um primeiro teste importante e muito satisfatório. Creio que a vitória assenta bem, porque controlámos mais momentos do jogo. Era importante percebermos em que ponto estamos neste momento e alguns objetivos importantes atingidos. Conseguimos repartir o tempo de jogo pelos atletas, mesmo o Luís [Querido], com uma pequena mazela, conseguiu cumprir os nove minutos que tínhamos definido. A atitude competitiva foi muito boa, e sob esse ponto de vista saio tremendamente satisfeito e sem dúvidas de que vamos continuar em crescendo até o nosso grande objetivo, que é o Europeu». 

Na sexta-feira (14h30), Portugal defronta Itália no segundo jogo do torneio. Os italianos sofreram surpreendente goleada (0-9) de França na ronda inaugural.