Portugal continental escapa à depressão Oriana, mas vem aí chuva forte

IPMA com avisos amarelos para precipitação e vento

Uma nova depressão — a Oriana, batizada pela AEMET, o Serviço Meteorológico de Espanha — vai nascer ao fim do dia de hoje, mas não afetará diretamente Portugal Continental, anunciou o IPMA em comunicado.

«Entre o final da tarde de dia 12 e a manhã de dia 13, Portugal continental será atravessado por um sistema frontal associado a uma região depressionária centrada a norte da Península Ibérica. No seu deslocamento para Espanha ocorrerá um cavamento, que dará origem à depressão Oriana .Esta depressão não irá afetar Portugal continental diretamente uma vez que o seu desenvolvimento já se fará em território espanhol. No entanto, o referido sistema frontal trará períodos de chuva, por vezes forte, e vento com rajadas até 80 km/h, em quase todo o país, tendo já sido emitidos avisos de nível amarelo de precipitação e rajada», lê-se no comunicado do Instituto Português do Mar e Atmosfera.

A precipitação vai poupar os distritos do interior, como pode ver na imagem em cima, mas o vento vai ser generalizado em todo o país, a partir de amanhã.