Joep Wennemars
Joep Wennemars

Neerlandês foi 'sabotado' por chinês e pôde patinar sozinho, mas medalha escapou

Joep Wennemars poderia ter batido o recorde olímpico na corrida pela medalha de ouro na patinagem de velocidade nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão Cortina 2026

Numa dos momentos mais controversos dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão Cortina 2026 até agora, o patinador neerlandês Joep Wennemars foi privado de uma medalha na prova de 1.000 metros e de um novo recorde olímpico após um incidente na final. O chinês Lian Ziwen interferiu com a trajetória do neerlandês, que teve a oportunidade de patinar novamente sozinho na pista, mas não conseguiu, nem na segunda tentativa, subir ao pódio.

O neerlandês parecia estar a fazer a corrida da sua vida na final masculina dos 1000 m, até ser travado por uma colisão com o chinês Lian Ziwen. Enquanto os dois se dirigiam para a meta, houve uma aproximação apertada e um ligeiro toque nos patins, o que impediu Wennemars de terminar com força e de estabelecer um potencial recorde olímpico.

Quando os dois cruzaram a linha de chegada, Wennemars mostrou claramente os seus sentimentos, virando-se e expressando a sua raiva na direção de Lian. Agarrou a cabeça com as mãos e depois atirou os braços em sinal de frustração para Lian, que não pareceu reagir. Por sua vez, o chinês acusa o neerlandês de o ter atingido no braço por raiva.

Joep Wennemars
Joep Wennemars

«Não vi Wennemars. Apenas senti que ele estava muito perto de mim», disse depois Lian Ziwen. O chinês explicou que, quando viu o neerlandês pela primeira vez, já estava muito próximo. E então não havia mais nada a fazer: «Lamento muito.»

No entanto, os especialistas afirmam que ambos os patinadores estavam em processo de mudança de pista, e a prioridade, neste caso, seria de Wennemars. Após reverem as imagens, os árbitros desqualificaram o asiático e deram ao neerlandês o direito de competir novamente. Exausto pelo esforço da primeira vez, este não conseguiu melhorar o seu tempo da tentativa inicial.

Wennemars manteve-se assim no 5.º lugar, e Lian foi posteriormente desqualificado. O americano Jordan Stolz, que bateu o recorde olímpico com o tempo de 1:06.28, teve de aguardar o veredito final da corrida enquanto Wennemars se preparava para a segunda tentativa de conquistar uma medalha.

No final, Stolz conquistou a medalha de ouro, enquanto outro neerlandês, Jenning de Boo, e o chinês Ning Zhongyan ocuparam o segundo e terceiro lugares.