Pedro Gonçalves deixa Angola ao fim de seis anos na seleção principal - Foto: IMAGO

Oficial: Pedro Gonçalves deixa seleção angolana

Treinador português sai depois de não ter conseguido a qualificação para o Mundial 2026

O treinador português Pedro Gonçalves foi demitido do comando técnico da seleção angolana esta quinta-feira, após falhar o apuramento ao Mundial 2026, anunciou a federação em comunicado.

«A direção da Federação Angolana de Futebol decidiu, por iniciativa própria, avançar com a medida que marca o encerramento de uma etapa construída com trabalho árduo, entrega total e verdadeiro compromisso com a bandeira nacional. Pedro Gonçalves foi mais que um treinador, foi um parceiro, um líder que acreditou no potencial de Angola e deu rosto e dignidade a uma seleção que voltou a sonhar», pode ler-se na nota oficial.

Pedro Gonçalves fez história no futebol angolano, ao tornar-se o treinador mais vitorioso da seleção do país, alcançando feitos como a qualificação para o CAN 2023, a conquista da Taça COSAFA 20 anos depois, e a melhor participação de sempre no CAN, em 2023.

O português de 49 anos era o treinador há mais tempo no cargo entre todas as seleções africanas, após a saída de Aliou Cissé do comando técnico do Senegal. Estava no banco da seleção principal de Angola desde 2019, depois de ter passado pelas equipas de sub-17, sub-20 e sub-23.