Fernando Santos em conferência de imprensa
Fernando Santos em conferência de imprensa no Azerbaijão - Foto: IMAGO

Oficial: Fernando Santos deixa o comando da seleção do Azerbaijão

Treinador português não resistiu aos maus resultados

Agora é oficial: Fernando Santos já não é selecionador do Azerbaijão.

Depois da polémica em torno da última conferência de imprensa, na qual afirmou que «tinha contrato» depois de um pedido de demissão por parte de um jornalista azeri, o técnico português de 70 anos acaba mesmo por abandonar o cargo, tendo chegado a acordo com a federação para rescindir o vínculo que unia as duas partes.

Como selecionador dos azeris, Fernando Santos teve um registo de zero vitórias, dois empates e nove derrotas em 11 encontros. Na sexta-feira, recorde-se, a equipa orientada pelo técnico luso foi goleada na Islândia, por 0-5, em duelo a contar para a qualificação para o Mundial 2026.

A mensagem de despedida de Fernando Santos
«Não posso deixar de agradecer ao Presidente da Federação o respeito e a consideração pessoal que sempre teve para comigo. Agradeço também ao povo do Azerbaijão a hospitalidade e o carinho que me demonstrou ao longo deste período. O objectivo que me foi proposto pela Federação do Azerbaijão em Junho de 2024 foi o de reformular as bases do futebol do país sob o ponto de vista técnico e infra-estrutural, passando pelos quadros competitivos e pela formação, com vista a apresentar uma equipa competitiva na fase de qualificação para o EURO 2028. Apresentei, com as devidas adaptações, um plano abrangente, em Setembro de 2024, à semelhança de outros projectos que elaborei em federações onde trabalhei. Espero que esse projecto possa vir a ser útil à AFFA e que motive o investimento necessário para criar e desenvolver talentos futebolísticos que possibilitem melhores resultados no futuro. Desejo a todos as maiores felicidades.»