Fernando Santos pressionado para sair: «Tenho contrato»
Depois de o Azerbaijão ter sido goleado por 0-5 na Islândia, a conferência de imprensa de Fernando Santos foi bastante tensa, com alguns jornalistas presentes a sugerir mesmo que se devia demitir.
Com este resultado, o antigo selecionador nacional aumentou o seu registo negativo para nove derrotas - Suécia (2), Eslováquia (2), Estónia, Haiti, Bielorrússia, Hungria e Islândia - e dois empates - Estónia e Letónia. Em 11 jogos, equipa marcou apenas quatro golos e sofreu 29. A última vitória foi mesmo no jogo anterior à chegada do luso, em casa diante do Cazaquistão (3-2), a 11 de junho de 2024, num particular.
O secretário-geral da Federação, Jahangir Farajullayev, já tinha dito sábado que Fernando Santos «não tinha feito o trabalho de casa.»
Mas a julgar pelas palavras do treinador português na conferência de imprensa, não tenciona sair. «Eu já disse, tenho contrato, cumpro os meus contratos. Faço o meu melhor, tudo o que sei, dou tudo no máximo, trabalho muito para tentar melhorar e é isso que vou continuar a fazer. Foi o que sempre fiz na minha carreira.»
İZLANDA 5-0 AZERBAYCAN MAÇ SONU BASIN TOPLANTISI
— FutbolArena (@futbolarena) September 6, 2025
🎙 Soru: "Yeterince para kazandınız. İlla tazminat verilsin? Sizin kendinize saygınız yok mu? Neden istifa etmiyorsunuz?
🎙 Fernando Santos: "Sözleşmem var. Sözleşmeme saygı duyuyorum.pic.twitter.com/gyMHXKMm53
O treinador foi até questionado sobre se sabia se haveria algum voo direto da Islândia para Portugal. Fernando Santos respondeu apenas: «Não.»
Başka bir gazeteciden Fernando Santos’a soru;
— Ə hərfi (@terseharfi) September 6, 2025
“Biliyor musunuz, İzlanda’dan Portekiz’e direkt uçuş var mı?” https://t.co/lfG0vhZZIk pic.twitter.com/AcTR0IOBT3
Resta saber o que fará agora a direção federação, sendo que na próxima terça-feira há jogo em Baku contra a Ucrânia.