Oskar Pietuszewski pode estar a caminho do Dragão — FOTO: IMAGO
Oskar Pietuszewski pode estar a caminho do Dragão — FOTO: IMAGO

Mercado: joia polaca seduzida pelo projeto do FC Porto

Oskar Pietuszewski entusiasmado com condições propostas pelos dragões para prosseguir o seu processo de evolução. Azuis e brancos estão documentados sobre comportamento dentro e fora de campo

Continua o jogo de paciência da SAD do FC Porto relativamente ao extremo Oskar Pietuszewski, o prodígio polaco de apenas 17 anos que tem meia Europa atrás dele. Conforme A BOLA deu conta em tempo oportuno, o interesse do FC Porto é real, tendo mesmo os azuis e brancos já observado o internacional sub-21 in loco por mais do que uma vez. Depois da contratação de Thiago Silva, que chega para preencher o lugar deixado em aberto por Nehuén Pérez, operado ao tendão de Aquiles, os responsáveis portistas dirigiram as suas atenções para um extremo e o jovem do Jagiellonia encaixa na perfeição naquilo que Francesco Farioli pretende, para acrescentar qualidade ao plantel.

O filão polaco no Dragão pode aumentar com a possível chegada de Pietuszewski, mas as negociações estão longe de estarem concluídas, face à fortíssima concorrência de clubes europeus com maior poder financeiro, designadamente o Barcelona e o Bayern Munique. Depois do sucesso desportivo com os compatriotas Bednarek e Kiwior, o FC Porto tenta fechar Oskar, mas os 11 milhões de euros pedidos são considerados excessivos pela SAD, que gastou mais de 100 milhões de euros no último verão, ficando, dessa forma, sem grande margem de liquidez para gastar na janela de transferências de inverno.

A favor do FC Porto joga o facto de Oskar Pietuszewski estar fascinado com a possibilidade de se puder juntar a Bednarek e Kiwior, tendo mesmo conversado com os compatriotas, procurando inteirar-se da realidade do clube e da cidade do Porto. O projeto que lhe é apresentado agrada sobremaneira ao jovem futebolista, pois representaria um salto significativo na carreira, com a palavra dos responsáveis azuis e brancos de que terá margem para evoluir, não sendo exposto de imediato a uma pressão exagerada, como aconteceria no caso de se mudar para Barcelona ou Munique.

A BOLA sabe que o FC Porto está totalmente documentado sobre as características do jogador, que revela uma maturidade acima da média para quem tem apenas 17 anos e um grande compromisso tático, sobretudo nos aspetos defensivos, algo imprescindível aos olhos de Farioli. Além disso, dá sinais de ser um profissional de excelência, com uma vida extra futebol bastante regrada, cumprindo escrupulosamente os requisitos necessários para que venha a ser um atleta de eleição. Sinais de que podem estar reunidas as condições para que Pietuszewski se torne dragão a breve trecho, faltando, na prática... o mais difícil.

O FC Porto não está sozinho na corrida pelo jovem do Jagiellonia, clube detentor do passe do internacional sub-21 polaco e que insiste na fasquia de €11 milhões, verba que a SAD azul e branca não pretende desembolsar nesta fase.

O futuro da joia polaca tem sido um dos tema mais debatidos nos canais televisivos de desporto e, recentemente, o próprio presidente cessante do emblema de Bialystok, que deixou no ar a possibilidade da transferência do jogador se concretizar em breve. «Há dezenas de clubes interessados no Oskar. Por outro lado, do interesse às negociações concretas vai um longo caminho. Há conversas que devem ser mantidas em segredo, para já. O mercado gosta do silêncio», disse Ziemowit Deptula, que está de saída da liderança do Jagiellonia.

A SAD do FC Porto não desembolsará 11 milhões de euros pelo passe de Oskar Pietuszewski, mas conta com a vontade do jogador, que pode exercer alguma pressão no sentido de rumar à Invicta, bem como com a influência de Bednarek e Kiwior neste conclave. Da parte do atleta, há interesse absoluto em ser dragão. Mas a concorrência vai dificultando...