Pirotecnia, protestos e atrasos: FC Porto, Benfica e Sporting com multas pesadas

Comportamento dos adeptos dos três clubes que ocupam o pódio na jornada 15 custaram caro

O comportamento dos adeptos na 15.ª jornada da Liga custou caro a FC Porto, Sporting e Benfica. O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol puniu os dragões com multas cujo valor total ultrapassa os 18 mil euros.

O arremesso de uma tocha dos adeptos dos azuis e brancos para o terreno de jogo (€10.200) e a utilização de engenhos pirotécnicos (€5738) precipitaram coimas de valor elevado para os dragões, que também foram punidos por atrasos na primeira e na segunda parte. De acordo com o relatório do árbitro e do delegado da Liga presentes na partida, a mesma iniciou «com 3 minutos de atraso na primeira parte devido ao atraso» injustificado do FC Porto.

Tarja custa caro às águias

No mesmo dia da deslocação azul e branca a Alverca, o Benfica recebeu o Famalicão numa partida que ficou marcada por um protesto da claque encarnada No Name Boys contra o penálti assinalado a favor do Sporting no terreno do Santa Clara, na semana anterior. As tarjas exibidas pelo grupo organizado de adeptos valeu uma multa no valor de 893 euros. Os encarnados foram ainda punidos com multas no valor de 7010 euros pela utilização de pirotecnia.

O Sporting também não saiu incólume da 15.ª jornada, que disputou em Guimarães. Os leões venceram no campo por 4-1, mas o comportamento dos adeptos nas bancadas custou mais de 11 027 euros, devido a cânticos ofensivos e utilização de pirotecnica. O Vitória foi punido com uma coima no valor de 829 euros devido a uma tarja exibida pelos adeptos em protesto contra a arbitragem: «VAR = VALIDA O ATO DE ROUBAR.»