Ella Makkinen - Foto: F1 Academy
Ella Makkinen - Foto: F1 Academy

McLaren contrata filha de Mika Hakkinen

Ella Hakkinen é a mais recente aquisição na equipa feminina

A McLaren Racing vai expandir o seu programa de desenvolvimento de jovens pilotos a partir da próxima temporada, com duas novas aquisições e a participação com um segundo monolugar na Academia de Fórmula 1.

Atualmente, a equipa de Woking conta com um carro no campeonato de corridas exclusivamente feminino, pilotado por Ella Lloyd. Em 2026, Ella Stevens juntar-se-á a ela num segundo monolugar da McLaren, apoiado pela Rodin Motorsport. Além de Stevens, a McLaren integra no seu programa de jovens pilotos Ella Hakkinen, filha do lendário bicampeão mundial de Fórmula 1, Mika Hakkinen.

«Embora reconheça que ainda há muito trabalho a fazer para aumentar a representação feminina no desporto motorizado, estou extremamente orgulhoso do progresso que alcançámos nesta área», afirmou Zak Brown, CEO da McLaren Racing.

«Espero que isto seja um sinal para todas as mulheres incrivelmente talentosas no karting, pilotos, engenheiras, mecânicas, profissionais de marketing e contabilistas, de que o nosso desporto está aberto a todos e profundamente empenhado em manter o impulso incrível que temos observado nos últimos anos», continuou.

Mika Hakkinen
Mika Hakkinen

«Existem tantas oportunidades, tanto dentro como fora da pista, e quero agradecer à NEOM pela parceria connosco nesta área, que nos ajuda a abrir mais caminhos para as mulheres. O facto de já termos três jovens pilotos talentosas no nosso programa de desenvolvimento é verdadeiramente emocionante e mal posso esperar para as ver em pista», concluiu Zak Brown.

Ella Hakkinen, de 14 anos, torna-se a piloto mais jovem a ser integrada no programa de desenvolvimento da McLaren. Ela já conquistou a sua primeira grande vitória internacional na corrida Champions of the Future em Cremona, em 2024.