O UD Leiria venceu o FC Porto B no Olival (2-1) — Foto: FC PORTO

Liga 2: UD Leiria vence FC Porto reduzido a nove com golo ao cair do pano (crónica)

Foram precisos cinco jornadas para que a equipa de João Brandão conseguisse encontrar o caminho da baliza adversária. Contudo, o golo de Melnichenko não chegou para contrariar os leirienses, que beneficiaram de um autogolo e viram Juan Muñoz atirar a contar aos 90'+6', já depois das expulsões de Luís Gomes e Martim Cunha.

O FC Porto B continua com vida difícil na Liga 2 e, ao cabo de cinco jornadas disputadas, ainda não conheceu o sabor da vitória. Este domingo, no Olival, a equipa orientada por João Brandão perdeu frente ao UD Leiria, por 2-1, num encontro em que terminou com apenas nove jogadores, fruto de duas expulsões já para lá dos 80 minutos.

A formação visitante adiantou-se à passagem dos 12 minutos. Na sequência de um pontapé de canto, Felipe Silva foi azarado no desvio e introduziu a bola na própria baliza. No lance anterior, porém, os leirienses já tinha ameaçado e obrigaram Diogo Fernandes a uma boa intervenção.

Os dragões, porém, não acusaram o autogolo. Aos 26', Trofim Melnichenko quebrou o enguiço e apontou o primeiro golo do FC Porto B na Liga 2 2025/26. Já aos 40', Kauê podia ter completado a reviravolta, mas atirou à barra. O intervalo não chegou sem que o UD Leiria também testasse a firmeza do ferro: António Ribeiro facilitou nas imediações da área e Juan Muñoz disparou com... pontaria a mais.

A segunda parte trouxe problemas para os anfitriões. À passagem da hora de jogo, Pablo Fernández rematou ao ferro. João Brandão foi mexendo, de forma a tentar contrariar o ascendente dos visitantes, sem grande sucesso.

E se o cenário já estava complicado para o FC Porto B, não obstante a atitude colocada em campo, pior ficou quando, aos 81', o defesa-central Luís Gomes foi expulso (com vermelho direto) após falta dura detetada pelo VAR. Com os dragões em modo de controlo de danos, a segunda expulsão, já para lá dos 90', deitou tudo a perder: Martim Cunha viu o segundo cartão amarelo e foi para o balneário mais cedo, deixando a turma da casa a jogar com nove elementos. No banco, André Castro também recebeu ordem de expulsão.

O golpe de teatro apareceu em cima da hora, aos 90'+6'. Após boa jogada de envolvimento atacante do UD Leiria, Juan Muñoz recebeu à entrada da grande área e atirou colocado e a contar. Diogo Fernandes ainda tocou na bola, mas não conseguiu impedir o 2-1 final.

A equipa de Fábio Pereira somou o segundo triunfo consecutivo na Liga 2 e igualou o Marítimo no terceiro posto, com 10 pontos. Já o FC Porto B mantém-se na cauda da tabela classificativa, com apenas um ponto em cinco desafios. Os dragões, longe de exibições convincentes, mostraram uma faceta lutadora, mas vão em quatro desaires seguidos. Ainda assim, importa lembrar que João Brandão não pôde contar com peças importantes, como Alarcón e Gabriel Brás, requisitados por Farioli para a equipa principal.