Kane e a Bola de Ouro: «Posso marcar 100 golos e nunca a ganhar»
O avançado do Bayern de Munique, Harry Kane, revelou o seu receio de que talvez nunca venha a conquistar a Bola de Ouro, o mais prestigiado prémio individual do futebol. Apesar de atravessar um momento de forma excecional, o capitão de Inglaterra e antigo jogador do Tottenham reconhece que os golos por si só não são suficientes.
Na época passada, Kane ficou em 13.º lugar na votação da Bola de Ouro de 2025, mesmo após ter marcado 44 golos em 45 jogos pelo Bayern e ter liderado a seleção inglesa até à final do Euro 2024.
Com 23 golos em 17 jogos esta temporada, o avançado inglês, de 32 anos, é contundente na sua análise: a votação para o prémio é «largamente influenciada» pela conquista de troféus coletivos.
«Posso marcar 100 golos esta época, mas se não ganhar a Liga dos Campeões ou o Campeonato do Mundo, provavelmente não vou ganhar a Bola de Ouro», afirmou. «Acontece o mesmo com o Erling Haaland, acontece com qualquer jogador. É preciso ganhar esses grandes troféus».
Kane acredita, no entanto, que o sucesso coletivo está ao seu alcance esta época. «Pela forma como a época está a correr com o Bayern de Munique, parece que estamos bem posicionados. Parecemos ser um dos favoritos à Liga dos Campeões, sem dúvida. Isso talvez aumente um pouco as minhas probabilidades. O mesmo com a Inglaterra. Acho que vamos entrar no torneio como um dos favoritos».
O avançado inglês vê a vitória no Mundial do próximo verão como o seu bilhete dourado para a Bola de Ouro, à semelhança do que aconteceu com Rodri, do Manchester City, que venceu em 2024 impulsionado pelo triunfo de Espanha no Europeu. Muitos acreditam que a conquista de um troféu importante, juntamente com a sua veia goleadora, seria suficiente para o tornar no primeiro inglês a vencer a Bola de Ouro desde 2001.