Polícia Judiciária
Polícia Judiciária

Traficante 'Hulk' e a mulher detidos em Cascais

Um dos maiores traficantes do Brasil foi preso pela Polícia Judiciária

Ygor Daniel Zago, conhecido como Hulk, como um dos maiores traficantes internacionais de droga ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC), foi detido pela Polícia Judiciária em Cascais. Condenado no Brasil a 29 anos de prisão, em 2014, pelo seu papel num esquema transatlântico entre o PCC e a máfia dos Balcãs, o brasileiro continuava em liberdade apesar de ter sido detido em 2021.

Instalado num condomínio de luxo em Cascais, Hulk geria a partir de Portugal tanto a rede de tráfico como a operação de branqueamento de capitais ligada aos combustíveis. A detenção ocorreu numa ação discreta da Unidade de Informação Criminal da PJ, que deteve também a sua companheira, de 40 anos, igualmente suspeita de tráfico e lavagem de capitais.

Com 44 anos, o traficante é agora indiciado por associação criminosa, corrupção e branqueamento de capitais. Segundo a Polícia Judiciária, mantinha controlo direto sobre toda a atividade da organização, incluindo a gestão financeira e a emissão de ordens aos subordinados. O casal será presente ao Tribunal da Relação de Lisboa para avaliação do pedido de extradição para o Brasil.

A PJ apurou ainda que nas contas bancárias da mulher foram encontrados montantes ilícitos relacionados com o PCC, além de vários carros de luxo utilizados pelo grupo. Hulk, que possui nacionalidade brasileira e italiana, chegou a Portugal em junho, vindo de Itália, enquanto a companheira se instalou no país em setembro.