«Hoje viu-se onde está Portugal»
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, comentou a qualificação de Portugal para o Mundial 2026, após a goleada (9-1) ante a Arménia, no Estádio do Dragão, depois de ter condecorado Roberto Martínez como Grande oficial da Ordem do Mérito e os jogadores como Comendadores da Ordem do Mérito, pela conquista da Liga das Nações, no último verão.
Dia memorável e goleada inesquecível
«Muito emocionante. Tudo isto foi celebrado num dia histórico. Não me lembro de Portugal ganhar por esta diferença, desde que sou miúdo. E acompanho futebol, fui dirigente federativo. É uma vitória única. O apuramento foi muito sofrido, para o Euro também tinha sido até ao final, a outra Liga das Nações também um bocadinho. Nós somos bons nisso, no último instante.»
Pedro Proença e Fernando Gomes
«Queria felicitar, naturalmente, o atual presidente da Federação [Pedro Proença] e o anterior [Fernando Gomes], porque ambos são obreiros deste período, deste ciclo de 10 anos. Se pensarmos nas vitórias que houve nos sub... E foram todos, praticamente, a ter vitórias, dos sub-17 aos sub-19 aos sub-21. A evolução do futebol feminino, as vitórias no futebol de praia... Tudo o que possam imaginar, tem muito peso.»
Portugal no topo
«Mas este desafio de hoje foi muito, muito importante. Como sabem, há muita inveja e quando temos momentos mais difíceis, o que aconteceu no desafio na Irlanda... Muitos canais internacionais apareceram a perguntar onde estava Portugal. E, hoje, viu-se onde está Portugal. Tinha-se visto na vitória da Liga das Nações e viu-se hoje com uma exibição verdadeiramente histórica. Tinha assistido a 6-1, 6-0... Agora 9-1, não. É um momento espetacular e saio muito feliz por ter podido viver com dois presidentes diferentes, selecionadores diferentes e momentos de vitória. Portugal é dos melhores do Mundo.»
Diogo Jota
«Foi feita essa homenagem a um jovem que tinha o futuro pela frente. A última recordação que tenho dele foi depois de um desafio, a vitória da Liga das Nações, em que ele era um dos mais felizes. Dos mais jovens, dos mais promissores, dos mais entusiasmados. Estava no cume da sua alegria. Viu-se isso ao 21.º minuto, o estádio, durante um minuto inteiro, pensou nele e nunca o vai esquecer. Não há outro caso como o dele.»
Eusébio
«Foi homenageado no equipamento e houve a presença familiar. Também nos lembramos sempre do Eusébio. Era eu um miúdo, na altura, quando tive a alegria de ver, em Inglaterra, o jogo dos 5-3 à Coreia [do Norte]. Depois, cá, todos os portugueses viram aquilo que ele fez por Portugal e foi uma justa homenagem. Até isso calhou bem no dia de hoje: o equipamento e a homenagem a Eusébio.»