César Peixoto
César Peixoto - Foto: IMAGO

Gil Vicente já não tinha um arranque tão bom desde… César Peixoto (e não só)

Alerta nostalgia: a última vez que o Gil Vicente tinha começado um campeonato em tão boa forma, contava no plantel com craques como João Vilela, Hugo Vieira, Bruno Moraes, Paulinho e... o atual mister César Peixoto

O Gil Vicente é a equipa sensação da Liga 2025/26. À 8ª jornada, tem 16 pontos e ainda só foi derrotado por FC Porto e Benfica. De resto, empatou com o Famalicão e venceu todos os outros jogos, sempre sem sofrer golos. A solidez defensiva tem sido, de resto, um dos pontos fortes da turma orientada por César Peixoto.

Mas a defesa não ganha jogos sozinha. No ataque, o grande destaque vai para Pablo. O avançado luso-brasileiro marcou 6 dos 10 golos dos gilistas no campeonato; e lidera, em conjunto com Jesús Ramírez (Nacional), Luis Suárez (Sporting) e Clayton (Rio Ave), a lista de melhores marcadores do campeonato.

A última vez que a turma de Barcelos tinha tido um arranque de campeonato tão bom foi na temporada 2013/14, há 12 anos, também com César Peixoto - mas aí dentro de campo. À 8.ª jornada, esse Gil Vicente tinha quatro vitórias, dois empates, duas derrotas e 14 pontos, que lhe valiam o 5.º lugar.

Curiosamente, na jornada número oito, os gilistas venceram o Vitória de Guimarães por 1-0, com um golo do atual mister. Está visto que as duas melhores classificações da história do Gil Vicente nos oito primeiro jogos do campeonato têm um denominador comum - seja dentro ou fora das quatro linhas.

Mas César Peixoto não era a única cara bem conhecida da liga portuguesa de futebol que militava nesse mítico plantel dos Galos. Nomes como Adriano Facchini, Pecks, João Vilela, Cláudio Pitbull, Caetano, Diogo Viana, Hugo Vieira, Simy, Bruno Moraes e o 'jovem' Paulinho estavam, nessa época, à disposição do mister João de Deus, que acabou por deixar a equipa gilista no 13.º lugar.

Poderá o plantel que César Peixoto tem agora à disposição fazer melhor? A verdade é que qualidade individual não falta - e tem sido bem evidenciada, em coletivo, dentro de campo.

A melhor classificação de sempre do Gil Vicente na I Liga foi em 1999/2000, com Álvaro Magalhães ao leme. Nessa época, os Galos de Barcelos ficaram em 5.º lugar com 53 pontos. Mais recentemente, em 2021/22, Ricardo Soares obteve a mesma classificação, mas com 51 pontos. Em ambas as temporadas, o campeonato tinha 18 equipas (34 jogos).