Gil Vicente: eis a melhor (e mais letal…) versão de Pablo
Pablo Felipe está a ter um grande início de época e é um dos melhores marcadores do campeonato. Com o bis na vitória do Gil Vicente na receção ao Estrela da Amadora, o avançado, de 21 anos, chegou aos seis golos nas oito partidas disputadas esta temporada.
Nos oito encontros disputados pelos gilistas, orientados por César Peixoto, Pablo apenas não marcou em três, frente a FC Porto (casa), Famalicão (fora) e Benfica (fora). Apontou os golos da turma de Barcelos nos triunfos com Estrela da Amadora (2-0) e SC Braga, na Pedreira.
O ponta de lança luso-brasileiro, que tem sido uma das figuras do campeonato, já superou o registo da época passada, quando fez cinco golos nos 23 jogos com a camisola do Gil Vicente, cedido pelo Famalicão.
O grande momento de Pablo (e do Gil Vicente) fez com que tivesse uma subida no valor de mercado. De acordo com o Transfermarkt, o avançado está avaliado em 1,5 milhões de euros. Para se ter uma ideia, o jovem jogador, que tem contrato com o Gil Vicente até 2029, tinha um valor de mercado de 800 mil euros em maio.
Nascido a 2 de janeiro de 2004, Pablo, filho do antigo avançado Pena, é elegível para os sub-21 da equipa das quinas. O ponta de lança nasceu em Portugal quando o pai representava o SC Braga, cedido pelo FC Porto. Voltaria mais de 10 anos depois a Portugal, para fazer a formação de futebolista e, desde então, passaram mais de cinco anos, o tempo mínimo para que possa ser iniciado o processo de obtenção de passaporte português.
As seleções tiraram jogadores a César Peixoto. Ghislain Konan já se encontra ao serviço da Costa do Marfim, que defronta Seicheles e Quénia na qualificação para o Mundial 2026, assim como Jonathan Buatu, chamado para os compromissos de Angola com Essuatíni e Camarões. André Picornell, guarda-redes de 21 anos que tem atuado pelos sub-23 na Liga Revelação, foi convocado pela Suécia (sub-21).
O Gil Vicente é a grande surpresa, pela positiva, da Liga, ocupando o quarto lugar, com 16 pontos, menos dois que Benfica e três que o Sporting. Os gilistas defrontam o Académico de Viseu, para a Taça de Portugal, depois da pausa para as seleções. No campeonato, a próxima partida é fora de portas, em Alverca.