Samu apresenta-se ao serviço com três golos marcados ao Moreirense, na época passada - Foto: Catarina Morais/Kapta+
Samu apresenta-se ao serviço com três golos marcados ao Moreirense, na época passada - Foto: Catarina Morais/Kapta+

FC Porto: uma saída para a felicidade com memória de drama

Na Liga, dragões somam 14 jogos seguidos sem perder com Moreirense, sendo que os cónegos apenas por uma vez venceram os portistas na principal prova nacional. No entanto, está bem viva na memória uma recente deceção na Taça de Portugal em Moreira de Cónegos

Cem por cento triunfante em jogos fora para a Liga, o FC Porto defronta segunda-feira a única equipa que soma por vitórias todos os desafios disputados em casa para o campeonato, o Moreirense. Invictos frente aos cónegos há 14 encontros para a Liga — a única vitória dos minhotos sobre o FC Porto na prova aconteceu na época 2016/17, por 3-1 —, os azuis e brancos não têm, necessariamente, a melhor as recordações do adversário que se segue à primeira derrota da temporada, frente ao Nottingham Forest.

Na época passada, o Moreirense perdeu ambos os encontros que disputou com o FC Porto na principal prova nacional, mas eliminou os dragões da Taça de Portugal. Na penúltima visita dos dragões ao Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, há um ano, a equipa então liderada por Vítor Bruno perdeu por 1-2. Este episódio, associado a um bom arranque do conjunto liderado por Vasco Botelho da Costa, coloca Farioli e os jogadores em alerta máximo.

Na Liga, Moreirense e o FC Porto já se enfrentaram 28 vezes, com uma vitória dos cónegos, seis empates e 21 triunfos dos portistas. No total de 34 confrontos entre as equipas, os dragões somam 25 vitórias, enquanto o Moreirense conta só com três. Apesar de o adversário atravessar agora um momento de instabilidade, somando duas derrotas consecutivas e três desaires nos últimos quatro jogos, Farioli tem bem presente o rendimento do opositor na sua casa.

Por essa razão, o italiano quer ver o FC Porto voltar à sua matriz de equipa autoritária, a exercer domínio e pressão sobre o Moreirense, respondendo ao primeiro desaire da época de forma a eliminar qualquer resquício da noite menos inspirada contra o Nottingham Forest.

Com a melhor defesa da competição, tendo sofrido apenas um golo até ao momento (e foi um autogolo de Nehuén Pérez no clássico frente ao Sporting), o FC Porto também é a equipa da Liga que menos oportunidades concede aos adversários. Na última partida em Inglaterra os azuis e brancos perderam por 2-0, mas tirando da equação os dois lances decisivos da marca dos 11 metros, a realidade é que o Nottingham Forest fez só um remate à baliza de Diogo Costa. O FC Porto fez dois, muito abaixo do que é normal. Esse foi é um dado que Farioli levou ao grupo, na certeza de que perante um Moreirense atrevido e a jogar no seu território, será preciso muito mais poder de fogo para sair de Moreira de Cónegos com os três pontos.

No domínio dos golos, Samu apresenta-se ao serviço com três marcados ao Moreirense, na época passada, além de ter feito uma assistência.