Alex Oxlade-Chamberlain regressa ao ativo - Foto: Celtic
Alex Oxlade-Chamberlain regressa ao ativo - Foto: Celtic

Mercado oficial: sem jogar há nove meses, ex-Liverpool reforça o Celtic

Alex Oxlade-Chamberlain assinou pelo emblema escocês até ao final da época, com mais um ano de opção

O Celtic anunciou a contratação de Alex Oxlade-Chamberlain, experiente médio internacional inglês. O jogador de 32 anos assinou um contrato válido até ao final da presente temporada, com mais um ano de opção, estando a transferência pendente de autorização internacional.

Oxlade-Chamberlain, que conta com 35 internacionalizações e sete golos pela seleção de Inglaterra, chega à Escócia após ter estado a treinar com o Arsenal nos últimos meses. O médio traz consigo uma vasta experiência e um palmarés recheado de títulos.

Formado na academia do Southampton, clube pelo qual marcou 10 golos em 43 jogos, transferiu-se para o Arsenal em 2011. Ao serviço dos gunners, realizou quase 200 partidas ao longo de seis anos, conquistando três Taças de Inglaterra.

Em 2017, rumou ao Liverpool, onde viveu um período de grande sucesso. Nos seis anos que passou em Anfield, venceu a Premier League, a Taça da Liga, a Liga dos Campeões, a Supertaça Europeia e o Mundial de Clubes. Na época passada, representou o Besiktas, da Turquia, tendo adicionado uma Taça da Turquia ao seu currículo.

O treinador do Celtic, Martin O’Neill, mostrou-se satisfeito com a nova contratação. «Estamos muito satisfeitos por trazer o Alex para o Celtic.Ainda tem muito para oferecer ao futebol e tenho a certeza de que pode acrescentar uma nova dimensão à nossa equipa com a sua grande capacidade e vasta experiência», afirmou.

Em declarações à Celtic TV, Oxlade-Chamberlain expressou o seu entusiasmo com a mudança, revelando que conversas com o treinador Martin O’Neill e com Shaun Maloney foram decisivas, assim como o incentivo de amigos e adeptos do Celtic, como Joe Hart e Andy Robertson.

«Foram dias agitados, mas estou encantado e muito entusiasmado», disse o jogador. «Ao falar com o treinador, senti que era o encaixe perfeito para mim e sinto que posso entrar e ajudar os rapazes.»

O médio acrescentou ainda que as expectativas do clube o motivaram. «Falar com o treinador e também com o Shaun Maloney, que me falou das expectativas do clube, do que significa jogar aqui, dos nossos objetivos e de que ele me vai exigir muito. É com tudo isto que me identifico e é o ambiente em que sempre estive e tive a sorte de estar. É exatamente o que preciso. Preciso de um novo desafio, e felizmente num clube gigante como este. Eles podem ajudar-me a voltar onde preciso de estar e, mais importante, eu preciso de ajudar a equipa a atingir os objetivos que queremos», concluiu.

A última partida de Alex Oxlade-Chamberlain como profissional, antes de sair no verão, foi uma participação de 11 minutos pelo Besiktas contra o Adana Demirspor em maio de 2025. Desde então, Oxlade-Chamberlain jogou pela equipa de sub-21 do Arsenal em jogo particular à porta fechada.