Pode não parecer, mas isto é uma modalidade no gelo. Não é apenas alguém a cair! - Foto: IMAGO
Pode não parecer, mas isto é uma modalidade no gelo. Não é apenas alguém a cair! - Foto: IMAGO

Acha o Sku radical? Esqueça! Temos aqui os mais estranhos desportos de inverno (fotos)

«Inventado por um grupo de ingleses embriagados, em 1870»: podia resumir todas estas modalidades, mas é a história de apenas uma delas

Com o início dos Jogos Olímpicos de inverno como pretexto, fomos em busca dos mais estranhos desportos praticados na neve. E não ficámos nada desiludidos!

Deixamos-lhe primeiro as fotos, para abrir o apetite, e se precisar de contexto (é muito provável que vá precisar!) tem a explicação para cada uma das modalidades abaixo.

Galeria de imagens 10 Fotos

Caiaque no gelo

A tradução do nome pode enganar. Não se trata de um passeio domingueiro em família por lagos gelados. É mais uma espécie de rafting no gelo por encostas íngremes congeladas. Imagine ‘rápidos’ congelados e alguns maluquinhos enfiados num caiaque, apenas com uma pagaia (para tentar travar?), para tentar ver quem é o mais rápido a chegar à meta.

Corrida de wok

É exatamente aquilo que acha que é. Um wok que em vez de ir ao lume vai ao gelo, com uma pessoa a bordo a tentar não saltear… saltar, aliás. O desporto não foi inventado na China, conforme o nome pode fazer pensar, mas sim por Stefan Raab, um apresentador da televisão alemã e até já foram realizados Mundiais da modalidade. E claro, precisa de ser temperado com uma generosa dose de loucura.

Yukigassen

Um nome pomposo para guerra de bolas de neve. Mas em versão organizada, com barreiras de gelo, proteções e, muta diversão assegurada. Uma modalidade que célebre no Japão, Finlândia, Noruega, Canadá e nos EUA, mais concretamente no Alasca.

Skijoring

É esqui de velocidade, puxado por um cavalo. Mas à bruta! Falamos de quase 100 km/h, com o esquiador preso ao cavalo por um arnês, que pode ser libertado em caso de emergência. A competição decorre numa pista oval ou pista com obstáculos. Foi desporto de demonstração nos Jogos Olímpicos de Inverno de St. Moritz, em 1928.

Ballet em esqui

Um bailado no gelo, com saltos e movimentos sincronizados, mas em esquis e não em patins. Outro que já foi modalidade olímpica, nos Jogos Olímpicos de Calgary 1988 e Albertville 1992.

Corrida de trenó de cães

Um daqueles desportos que começou por ser uma necessidade de povos isolados na neve. O dia a dia desses povos transposto para uma corrida, com seis cães a puxar um trenó. Teve também uma aparição na edição dos Jogos Olímpicos de Inverno em Lake Placid, no ano de 1932.

Downhill em patins no gelo

Basicamente, tem a violência do Roller derby, mas em provas individuais e no gelo. É uma corrida de vale tudo entre quatro competidores, enquanto se desce uma encosta íngreme, com saltos, chicanes, ao ritmo de empurrões, rasteiras e cotoveladas.

Corrida de pás

O nome também diz tudo neste caso. É sentar-se numa pá e descer uma pista de gelo apenas com as nádegas apoiadas numa pá de alumínio e as mãos a tentar manter erguido o cabo, que também serve de leme.

Cresta run

A história do nascimento desta modalidade que apenas se pratica numa pista em St. Moritz, na Suíça, podia muito bem ser comum a todos estes desportos: foi inventado por ingleses embriagados que decidiram descer uma pista de cabeça para baixo, com o peito apoiado num trenó, e apenas com uns pregos presos às botas para (tentar) travar. A brincadeira que nasceu no inverno de 1870 pegou, mas mantém riscos associados. A tal ponto que no briefing de segurança da pista todos os aventureiros podem ver radiografias de ossos partidos para saberem bem aquilo que os espera.

Skibike

Uma corrida em triciclos de neve. Com esquis em vez de rodas e… lá vão eles encosta abaixo!