FC Porto: rotação no onze e oportunidades à vista antes do clássico
Superado o primeiro teste do microciclo de três jogos desta semana, o FC Porto mudou de imediato o chip e aponta baterias ao jogo desta quinta-feira (20h00) com o Estrela Vermelha, referente à 2.ª jornada da fase regular da Liga Europa. Depois do triunfo sobre o Salzburgo (1-0), na última quinta-feira, os dragões encaram o embate frente ao campeão da Sérvia com relativa tranquilidade.
Francesco Farioli, já se sabe, é avesso a relaxamentos, mas a prioridade azul e branca é clara e passa pela conquista do campeonato, objetivo que escapa há três temporadas. Nesse sentido, e porque já no domingo há clássico com o Benfica no Estádio do Dragão, é de esperar que o treinador italiano promova alguma rotação no onze inicial no encontro europeu.
Além de poder gerir o estado físico de algumas das principais peças da equipa, naturalmente desgastadas pelo avançar das semanas e pelo estilo de jogo pressionante deste FC Porto, o técnico vê, também, o duelo com o Estrela Vermelha como uma boa oportunidade para motivar jogadores que vão lutando por oportunidades. Não sendo de esperar uma revolução — Diogo Costa mantém-se na baliza e tudo indica que, em nome da estabilidade, Bednarek e Kiwior voltem a formar o eixo defensivo —, é muito provável que nomes como Pablo Rosario, Rodrigo Mora e William Gomes possam entrar nas contas iniciais. Os dois últimos não jogaram frente ao Arouca (o que pode ser um sinal) e o caso do extremo brasileiro é, de certo modo, gritante: decidiu na Áustria com um golaço e pede uma vaga no onze. Eustáquio ainda não foi titular esta época e não foi opção nos últimos dois encontros e, se estiver bem — sofreu uma indisposição gástrica durante o aquecimento, anteontem —, também pode avançar com a candidatura à formação titular.
O plano de rotação que Farioli tem na forja permitirá, assim, que alguns habituais titulares possam recarregar baterias antes do confronto com o rival Benfica. Alan Varela, Froholdt, Pepê e Samu (ver peça em anexo) enquadram-se nesse contexto, faltando perceber até que ponto o homem do leme portista estará disposto a abdicar de cada um. Certo é que tão cedo poderá não haver outra chance tão clara de fazê-los descansar...
Duelo no corredor direito
O jogo de quinta-feira apresentava-se como a oportunidade certa para entregar a titularidade a Alberto Costa na lateral-direita, mas a expulsão de Martim Fernandes em Arouca pode mudar o cenário, sabe A BOLA. Uma vez que o 52 é baixa certa para o clássico, por castigo, Farioli vai ponderar a hipótese de mantê-lo no onze na Liga Europa. Se assim for, poderá ser replicada a fórmula do jogo da anteontem, com Alberto a entrar no decorrer da segunda parte. Assim, o jogador contratado à Juventus poderia ganhar mais algum ritmo, de olho no onze para o... Benfica.
De resto, o camisola 20 apresentou-se em alta no regresso à competição: entrou aos 68' em Arouca, bem a tempo de assistir Zaidu para o 4-0. Foi o quinto passe decisivo de Alberto Costa na Liga, que, apesar de ter falhado duas jornadas, lidera isolado o ranking de ofertas na competição.