Alberto Costa chegou à 5.ª assistência, mas a Liga só conta quatro: perceba porquê
Alberto Costa voltou à competição perto de um mês depois de ter sofrido uma lesão muscular e, em pouco mais de 20 minutos em campo, destacou-se naquela que é uma das suas especialidades: assistir para golo.
À passagem do minuto 85, o lateral-direito juntou-se à manobra ofensiva portista e cruzou para Zaidu encostar para o 4-0, somando o quinto passe decisivo na temporada, num total de cinco partida. Porém, olhando para os dados estatísticos que constam no site da Liga Portugal, Alberto terá feito a... quarta assistência. Afinal, em que ficamos?
A BOLA foi em busca de resposta e encontrou: está tudo relacionado com os critérios assumidos pelas empresas que analisam e fornecem dados estatísticos às diferentes entidades. No caso da Liga, é a WTVision, que não contabilizou o passe feito pelo ex-Juventus para William Gomes na vitória (4-0) sobre o Casa Pia. A referida plataforma considera que, dado o mérito individual do extremo brasileiro, optou por não atribuir a assistência a Alberto Costa.
No caso de outras plataformas — A BOLA incluída —, a contabilidade é clara: cinco assistências para o defesa de 22 anos, uma vez que a bola endossada para William se tratou de um último passe e se junta às ações decisivas contra V. Guimarães, Casa Pia (duas), Sporting e, agora, Arouca.
Um número que deixou Alberto no topo do ranking de assistências da Liga 2025/26, descolando de Dinis Pinto (Moreirense) e Leonardo Lelo (SC Braga), ambos com quatro ofertas.