Farioli tinha apenas 14 anos e já Mourinho era campeão
Tudo na mesma no pódio. O nulo no Dragão entre FC Porto e Benfica e o 1-1 em Alvalade no Sporting-SC Braga nada alteraram no topo da Liga, onde leões e águias continuam a três e quatro pontos dos dragões. Mas nem tudo continua igual...
Com efeito, algo mudou: agora, Francesco Farioli já conhece o sabor de não vencer, ele que, desde a sua chegada aos azuis e brancos e até ontem, somara nove vitórias nos nove jogos disputados (sete no campeonato e dois na Liga Europa). E o culpado do primeiro travão imposto ao FC Porto chama-se José Mourinho; e bloquear este dragão que parecia impossível de travar já é qualquer coisa e não foi conseguido por qualquer um.
É que tinha Farioli apenas 14 anos de vida, celebrados a 10 de abril de 2003, e já José Mourinho sabia o que era ser campeão — o técnico português conquistou o seu primeiro título, precisamente pelo FC Porto, a 4 de maio daquele ano, o primeiro dos 26 que Mou ganhou.
O Benfica pôs, assim, um ponto final na série de nove triunfos seguidos dos dragões de Farioli, que, deste modo, ficou a duas vitórias da fantástica sequência de... André-Villas Boas, hoje presidente do FC Porto e que, em 2010/2011, protagonizou arranque com 11 triunfos, dos quais apenas seis na Liga portuguesa — um foi na Supertaça e os outros quatro na Liga Europa (dois no play-off).
Assim, as sete vitórias de Farioli na Liga até ao empate de ontem ficam nos registos como o segundo melhor arranque da história do FC Porto, igualando as sequências iniciais de Sérgio Conceição em 2017/18 e de Jesualdo Ferreira em 2007/08. Falta mencionar que o melhor arranque de sempre de uma equipa azul e branca na Liga aconteceu há 86 anos, em 1939/40, quando somou 13 triunfos consecutivos.