Tiroteio em escola no Canadá provoca dez mortos

Ataque fez ainda 25 feridos

Um tiroteio numa escola secundária na Colúmbia Britânica, no Canadá, resultou na morte de dez pessoas, incluindo uma mulher suspeita de ser a atiradora, na tarde de terça-feira. As autoridades confirmaram ainda que outras 25 pessoas ficaram feridas e tiveram de receber tratamento médico.

Segundo a polícia, seis vítimas mortais foram encontradas na Escola Secundária de Tumbler Ridge, uma localidade com pouco mais de 2 mil habitantes, e outras duas numa residência que se acredita estar ligada ao ataque. Uma nona vítima faleceu a caminho do hospital.

A suspeita, descrita num alerta local como uma mulher de cabelo castanho que usava um vestido, foi encontrada sem vida, com as autoridades a indicarem que a causa da morte terá sido suicídio.

Durante uma conferência de imprensa, o superintendente da polícia, Ken Floyd, detalhou a complexidade da cena do crime. «Havia múltiplos feridos e múltiplos mortos dentro da escola à medida que os agentes avançavam pelo local», afirmou. «Temos investigadores a tentar determinar a natureza e a extensão dos ferimentos e que armas poderão ou não ter sido utilizadas», explicou.

A identidade da atiradora já foi apurada pela polícia, mas não será divulgada para não comprometer a investigação.

A Escola Secundária de Tumbler Ridge, frequentada por alunos do 7.º ao 12.º ano, permanecerá encerrada, juntamente com as escolas primárias da área, durante o resto da semana.

Este ataque já é considerado um dos mais mortíferos da história do Canadá, sendo apenas superado pelo massacre de 1989 na L'Ecole Polytechnique, em Montreal, onde um atirador matou 14 estudantes. Recorde-se que o país tem vindo a implementar medidas rigorosas de controlo de armas em resposta a tiroteios em massa, incluindo a recente ampliação da proibição de armas consideradas de assalto.

O primeiro-ministro Mark Carney comentou o ataque. «Estou devastado com os horríveis tiroteios de hoje em Tumbler Ridge, na Colúmbia Britânica. As minhas orações e as minhas mais sentidas condolências estão com as famílias e os amigos que perderam entes queridos nestes atos de violência terríveis. Junto-me aos canadianos no luto por aqueles cujas vidas foram irreversivelmente alteradas hoje, e na gratidão pela coragem e altruísmo dos socorristas que arriscaram as suas vidas para proteger os seus concidadãos. A nossa capacidade de nos unirmos em tempos de crise representa o melhor do nosso país — a nossa empatia, a nossa união e a nossa compaixão uns pelos outros. Entrei em contacto com o Primeiro-Ministro Eby para apresentar as minhas condolências e com o Ministro da Segurança Pública, Gary Anandasangaree, que está a coordenar a resposta federal. As nossas autoridades estão em estreito contacto com os seus homólogos para garantir que a comunidade recebe todo o apoio possível. O Governo do Canadá está ao lado de todos os cidadãos da Colúmbia Britânica enquanto enfrentam esta terrível tragédia.»