Ex-árbitro sueco Jonas Eriksson
Ex-árbitro sueco Jonas Eriksson - Foto: IMAGO

Ex-árbitro internacional relata humilhação em testes da UEFA: «Ficámos quase nus»

Jonas Eriksson apitou no Mundial 2014 e a final da UEFA Europa League, em 2016

Jonas Eriksson, árbitro internacional entre 2002 e 2018, relatou humilhações sofridas durante os testes rígidos promovidos pela UEFA.  

«Não tinhas apenas de ser um bom árbitro. Tinhas também de dar prioridade à tua dieta, parecer um árbitro de alto nível e garantir que o teu peso e percentagens de gordura estavam corretos. Caso contrário, corrias o risco de ser repreendido, ter menos jogos e acabar por ser deixado de lado», comentou afirmou Eriksson, que apitou no Mundial 2014 e na final da UEFA Europa League, em 2016. 

O ex-árbitro recordou uma situação em 2010, durante o encontro anual na Eslovénia. Nessa altura, o responsável pela comissão de arbitragem da UEFA era o italiano Pierluigi Collina. 

«Senti principalmente nojo, raiva e humilhação. O problema não eram os testes em si, mas a forma como eram realizados. Quando o meu grupo entrou na sala de testes onde deveríamos reunir-nos, a direção mandou-nos ficar só de cuecas. Olhamos uns para os outros, mas ninguém reagiu ou ousou dizer nada. Collina parou, olhou para mim e examinou o meu corpo quase nu. Pensei comigo mesmo: ‘Isto não vale a pena. Sou adulto e estou forçado a ficar aqui a ser examinado e julgado’», referiu. 

«Por que é que ninguém disse nada? Se o fizéssemos, teríamos assinado a sentença de morte das nossas carreiras», completou. 

Siga o perfil de A BOLA no Google: https://profile.google.com/cp/CgkvbS8wNWNjOHQ?pf=0