Portugal derrotou a Ucrânia por 4-0 e garantiu, em simultâneo, a passagem às meias-finais do Euro sub-19 em futsal e o primeiro lugar do Grupo A.

Euro sub-19: Portugal volta a golear, alcança meia-final e vence o grupo!

Equipa das quinas bateu a Ucrânia por expressivos 4-0 e resolve contas do Grupo A do Europeu com uma jornada por realizar na primeira fase - ainda defronta a Moldávia, na quarta-feira

De goleada em goleada, Portugal segue rumo à revalidação do título europeu de sub-19 e ultrapassou mais um rival pela conquista da competição pela segunda edição de forma consecutiva: 24 horas depois de ter goleado a Itália (7-1), a equipa das Quinas bateu a Ucrânia por claros 4-0 e carimbou a passagem às meias-finais ainda com uma jornada por realizar na fase de grupos -  ainda defronta a Moldávia, anfitriã da fase final, na quarta-feira.

Num confronto entre os dois últimos vencedores da prova – Portugal, detentor do troféu, conquistado em 2023, e Ucrânia, campeã em 2021 – o conjunto luso e, tal como havia sucedido frente aos transalpinos, entrou com tudo e colocou-se em vantagem ao fim de quatro minutos de jogo graças a um movimento de pivot de Rodrigo Monteiro, que recebeu um magistral passe de Tiago Rodrigues, ainda a partir do seu meio-campo.

Os minutos seguintes foram de intensa pressão promovida pelos comandados de José Luís Mendes, com finalizações de Tiago Rodrigues (duas vezes) e Martim Catela, a quem se opôs o guardião ucraniano, Ivan Bielimov, que manteve a diferença tangencial e, por conseguinte, os ucranianos na discussão do resultado.

A um golo de distância, a Ucrânia protagonizou um bom período no qual obrigou o guardião português, Eurico Cunha, a aplicar-se perante Vladyslav Kamets, aos 17’, e Artem Malynovskyi, aos 20’.

Portugal susteve a pressão e foi premiado a dois segundos do intervalo com um contra-ataque finalizado com sucesso por Miguel Malhão, na recarga a uma defesa em esforço do guardião ucraniano.

A equipa portuguesa vencia com justiça e ainda ampliou distâncias aos 23 minutos graças aos bis de Rodrigo Monteiro, que recebeu um passe de Tiago Rodrigues de forma orientada e fuzilou a baliza adversária. O pivot nacional foi o protagonista da partida e alcançaria o hat-trick aos 36 minutos, surgindo na área a finalizar tabela com Diogo Sousa e a sentenciar o 4-0 final.

A confortável vantagem permitiu ao conjunto luso gerir o triunfo conquistado, que não apenas dá acesso às meias-finais do Europeu como, em simultâneo, garante o primeiro lugar do grupo – a Itália derrotou a Moldávia (7-2) e discutirá o segundo posto com a Ucrânia, que vale o último bilhete para a fase a eliminar da competição.

O apuramento para as meias-finais está garantido, faltando agora saber qual o adversário na luta pela final — será o 2.º classificado do grupo B, ou Espanha, ou Eslovénia.