Europeu sub-19: passagem de testemunho
A abundância de qualidade na Seleção Nacional de futsal, atual campeã europeia e intercontinental de futsal, é grande em todas as posições e em especial nas funções de fixo – apenas nos últimos anos de ouro da modalidade para Portugal no panorama internacional, perfilam-se os nomes de João Matos (recordista de internacionalizações pela equipa nacional, assim como os multititulados André Coelho e Afonso Jesus. E a linha de sucessão parece totalmente resolvida.
Na seleção principal já reside Bruno Maior, que aos 21 anos faz a sua aprendizagem já integrado entre tubarões. «Exatamente. Aprendo um pouco, mas não consigo ver isso como uma competição porque temos um grupo muito unido e com todos os jogadores que já apanhei não vejo como uma competição e sim mais como uma aprendizagem de cada um. Claro que também sei que se estiver melhor que um jogador, ele também vai ter de trabalhar para estar melhor que eu e assim, sucessivamente», declara, sem se mostrar intimidado.
Bruno Maior não esconde o privilégio por já discutir o seu lugar na Seleção e ser uma opção ao dispor de Jorge Braz – encontra-se, de resto, concentrado no estágio de preparação que inclui dois jogos frente à Croácia, o primeiro já disputado este sábado e com vitória por 5-0, sendo que o segundo está agendado para hoje.
«É bom para o próprio grupo e para as competições que vamos enfrentar», assume o jogador do Sporting que participou ainda num jogo-treino disputado à porta fechada ante a seleção portuguesa de sub-19, onde encontra Leonildo Injai, que…lhe sucede: irá assumir, em 2025, a mesma missão que cumpriu, com sucesso, dois anos antes, para arrecadar o título sub-19 para as cores nacionais.
O jovem de 18 anos procura seguir-lhe as pisadas e partirá, com a restante comitiva nacional, rumo à Moldávia, onde a partir do próximo domingo irá tentar defender o título europeu conquistado pela geração da qual Bruno Maior fazia parte. Por esse motivo, procedeu-se a uma simbólica passagem de testemunho, que A BOLA apadrinhou.
Quase tudo une estes dois jogadores – ambos são fixos, estão contratualmente ligados ao Sporting e ambos com passagem pelos Leões de Porto Salvo – Maior foi cedido ao emblema de Oeiras na época transata e regressou a Alvalade, para integrar o plantel principal, sendo substituído em Porto Salvo por… Leonildo Injai.
«Ele tem os mesmos objetivos que eu na altura: estava nos Leões de Porto Salvo e também queria regressar ao Sporting e chegar à Seleção A», compara, sorridente, o mais experiente da dupla. Bruno Maior sabe o que é ser campeão europeu sub-19 e Leonildo Injai irá disputar a competição, esperando repetir o êxito que o colega conheceu.