Portugal iniciou a defesa do título europeu de sub-19 em futsal com uma goleada à Itália (7-1). Foto: FPF

Entrada à campeão de Portugal no Euro sub-19: 7-1 à Itália!

Equipa das Quinas iniciou defesa do título europeu com goleada sobre os transalpinos, também candidatos à conquista do troféu. Segue-se a Ucrânia, já na segunda-feira

Começou da melhor forma a defesa do título europeu de sub-19 para Portugal, que entrou em competição ante a Itália, opositor que se apresenta como candidato a destronar a equipa das Quinas e, com uma prestação à campeão, não foi de modas e presenteou os transalpinos com um concludente 7-1.

A entrada foi auspiciosa para o conjunto nacional que, ainda não estavam decorridos dois minutos de jogo, já se adiantava no marcador através de um passe inteligente de Miguel Malhão para as costas da defensiva italiana, onde surgiu Leonildo Injai a desviar subtilmente para o 1-0.

Estava dado o mote para uma partida de elevado calibre no qual a Itália reagiu e chegou à igualdade aos 9’, através de um sobrenome bem português: Enrico Rodrigues atirou para golo, assistido pelo seu capitão, Ceccarelli.

Porém, a equipa lusa não se atemorizou, mostrou-se superior e expressou-o recuperando o comando do marcador através de canto batido por Diogo Sousa ao primeiro poste, onde Tchuda surgiu a incomodar o guarda-redes italiano, que falhou a abordagem ao lance e desviou a bola para a própria baliza aos 17’.

Os mesmos intervenientes lusos voltaram a estar em evidência na obtenção do 3-1, já na segunda parte, aos 26’: mérito para a persistência de Diogo Sousa a suportar a marcação contrária antes de tabelar com Tchuda que, com o peito, assistiu o seu companheiro para este finalizar com êxito.

O quarto golo parecia uma questão de tempo e confirmou-se logo depois, aos 28’, numa reposição lateral geometricamente cobrada por Afonso Mourinha para o aparecimento de Renato Almeida a desviar ao segundo poste.

Com uma prestação deslumbrante, a equipa das Quinas não travou a marcha e aumentou para expressivos – e talvez inesperados - 7-1, através de Rodrigo Monteiro, aos 31’, após antecipação de Martim Catela a uma defesa incompleta do guardião italiano, e dois golos de rajada de Afonso Mourinha, no mesmo minuto (aos 36).

Com esta demonstração de força, Portugal lidera o Grupo A em igualdade pontual com a Ucrânia, que goleou a Moldávia, anfitriã da prova (7-0), e será o adversário que se segue para o conjunto luso, esta segunda-feira.