Simão Cordeiro, jogador da Seleção Nacional sub-19 de futsal, fez a antevisão do Europeu que se aproxima

Simão Cordeiro: «É um privilégio representar Portugal»

Ala do Piast Gliwice garante que a equipa das quinas parte com o objetivo de revalidar o título de campeão europeu

A Seleção Nacional Sub-19 prepara-se para rumar a Chisinau, capital da Moldávia, com o objetivo de revalidar o título de campeã europeia, conquistado em 2023, na Croácia.

Dos 14 convocados por José Luís Mendes, Simão Cordeiro é o único jogador que atua fora de Portugal, na Polónia. A viver pela primeira vez a experiência de jogar um Europeu, o ala do Piast Gliwice em declarações aos jornalistas presentes no Media Open Day, na FPF Arena Portugal, não escondeu o entusiasmo: «Sinto-me motivado, é um privilégio poder representar Portugal e levar o nome do país por toda a Europa.» 

Simão Cordeiro mostrou-se confiante no grupo e garantiu que o objetivo é revalidar o título: «Após quatro semanas de trabalho, tenho cada vez mais a certeza que estamos prontos para os desafios que se avizinham. O grupo está bastante motivado, sabemos para o que vamos e queremos renovar o título», garantiu.

Apesar de serem os atuais detentores do título, o ala da equipa das quinas garante não ver essa pressão de uma forma negativa: «É uma pressão positiva. Defender o título quer dizer que Portugal está no topo, e é um privilégio para todos nós poder defender esse estatuto».  

Sobre ter rumado à Polónia, o ala do Piast Gliwice fez um balanço positivo da experiência: «Sair da zona de conforto, acho que pode trazer alguma maturidade. Foi uma proposta interessante, acho que dá um pouco experiência e foi um bom desafio para a minha vida, para eu crescer como pessoa e como jogador», concluiu.

Portugal integra o grupo A, juntamente com a anfitriã Moldávia, Itália e Ucrânia. Simão Cordeiro reconhece «jogos difíceis», mas acredita no «favoritismo» da equipa das quinas. 

A equipa comandada por José Luís Mendes ruma esta quarta-feira a Chisinau e estreia-se quatro dias depois, dia 28, frente à Itália. Seguem-se depois os encontros com a Ucrânia e a Moldávia, na luta por um lugar nas meias-finais do Europeu de Futsal Sub-19.