Benfica: com Jota González de saída, há um nome a ganhar força na Luz
Com mais uma época aquém das expectativas, o Benfica prepara-se para mudar de treinador da equipa de andebol na próxima época.
O espanhol Jota González chegou à Luz em 2023, mas não foi capaz de inverter a superioridade de FC Porto e Sporting, terminando nas duas últimas edições do campeonato atrás dos dois rivais.
A cumprir a terceira época e já afastado da luta pelo título, apesar de a fase regular ainda nem ter terminado, situação agravada com a derrota frente ao Águas Santas na quarta-feira, o técnico de 54 anos corre o risco de terminar o vínculo com as águias sem conquistar qualquer título.
Para impedir esse registo, o Benfica está ainda na luta pela Taça de Portugal, tendo encontro marcado com a AD Carvalhos nos oitavos de final – caso veja confirmada pelo Conselho de Disciplina a vitória na secretaria sobre o Avanca.
As águias também se apuraram para os oitavos de final da Liga Europeia, onde vão defrontar os macedónios do Vardar, mas a concorrência na competição é muito forte e seria preciso um desempenho surpreendente como aquele que levou à conquista da prova em 2022 para quebrar o jejum de títulos encarnados.
Opção nórdica em vista
Nesse sentido, os responsáveis pelo andebol encarnado entendem que o ciclo de Jota chegou ao fim e olham para o mercado nórdico como interessante para a sucessão.
Sabe A BOLA, o nome mais bem posicionado para suceder ao técnico espanhol é Jonas Wille, treinador norueguês de 49 anos que orienta a seleção da Noruega desde 2021.
Nesse período, o conjunto nórdico não conseguiu chegar à disputa por medalhas em nenhuma das competições, apesar de ser habitualmente apontado pelos especialistas como candidato, por ter uma das melhores gerações do andebol norueguês.
Além de longa experiência a trabalhar com seleções, Wille trabalhou em vários clubes noruegueses, dinamarqueses e suecos, tendo o último sido o Kristianstad da Suécia, na época 2021/22.
Prepara-se agora para rumar ao Benfica, com o objetivo de liderar um novo recomeço no clube encarnado, que não é campeão nacional na modalidade desde 2008.