Jogadoras norueguesas a celebrarem o segundo golo frente à Suíça no Euro 2025
Jogadoras norueguesas a celebrarem o segundo golo frente à Suíça no Euro 2025 - Foto: IMAGO

Euro feminino: anfitriã Suíça entra a perder e faz história... pela negativa

Noruega estava em desvantagem ao intervalo, mas deu a volta e garantiu os primeiros três pontos; Finlândia derrotou a Islândia no jogo de abertura

Começou o Euro 2025 feminino e logo com, de certa forma, uma surpresa: a anfitriã Suíça entrou a perder diante da Noruega, por 1-2, apesar de estar a vencer ao intervalo, graças ao golo de Riesen, aos 28 minutos.

As norueguesas eram ligeiramente favoritas e responderam na segunda parte, com dois golos em quatro minutos: Hegerberg empatou (54') e fez o golo 50 pela seleção, e um autogolo de Stierli (58') virou o marcador. Hegerberg ainda teve a possibilidade de bisar, mas falhou uma grande penalidade aos 70 minutos.

A Suíça é a primeira nação anfitriã a perder o seu jogo de estreia num Euro Feminino da UEFA, com todas as 12 anfitriãs anteriores a evitarem a derrota (8 vitórias e 4 empates - excluindo o EURO 1995 e 1984, que tiveram quatro e zero anfitriões, respetivamente).

Por outro lado, houve um recorde (positivo) de espectadores num jogo feminino em solo suíço: foram 34.063 pessoas que compareceram em Basileia para assistir ao vivo ao encontro.

No outro jogo do grupo, o de abertura da competição, a Finlândia venceu a Islândia, também pela margem mínima (1-0), graças ao golo solitário de Kosola (70'). Assim a Noruega ocupa a liderança do grupo, de forma partilhada com a Finlândia, o seu próximo adversário.

Sugestão de vídeo: