Prestianni e Vini Jr. - Foto: IMAGO

«Espero que o Benfica e Mourinho possam pedir desculpa»

Carragher, lenda dos 'reds', criticou as publicações das águias nas redes sociais a defender Prestianni e lembrou a polémica entre Luis Suárez e Evra, deixando alguns conselhos e exigindo um pedido de desculpas

Jamie Carragher, antiga glória do Liverpool, recorreu à sua experiência num caso de racismo para aconselhar o Benfica, após Vinícius Júnior, do Real Madrid, ter denunciado alegados insultos racistas por parte de Gianluca Prestianni durante o último jogo de Champions no Estádio da Luz.

Ao comentar o caso, Carragher estabeleceu um paralelo com o polémico incidente de 2011 entre o seu então colega de equipa Luis Suárez e Patrice Evra, do Manchester United. Na altura, o uruguaio foi suspenso por oito jogos após ser considerado culpado de abuso racial contra Evra. Na altura, o Liverpool apoiou publicamente o seu jogador, com a equipa a envergar camisolas de apoio, tendo o pedido de desculpas a Evra surgido apenas em 2020, através do próprio Carragher.

Agora, o antigo defesa utiliza essa experiência para analisar a postura do Benfica. «A maioria das pessoas no futebol olha para esta situação e para o Benfica e pensa que eles erraram redondamente», afirmou Carragher na CBS Sports. «Por vezes, quando se está dentro de um clube de futebol, o discernimento fica toldado e apoia-se o jogador independentemente da situação, mesmo em algo tão sério como o racismo. Eu já estive nessa posição como jogador, tivemos uma situação semelhante em que creio que todo o mundo do futebol olhava para nós e pensava que tínhamos errado completamente no Liverpool. Um incidente entre Luis Suárez e Patrice Evra há 10/15 anos», contou.

Carragher sublinhou a importância de uma investigação e a necessidade de o clube português reconsiderar a sua posição inicial, caso as acusações se confirmem. «Demorou muito tempo para nós, dentro do clube, aceitarmos que tínhamos errado gravemente», acrescentou, exigindo um pedido de desculpas.

«Espero que haja uma investigação para chegarmos ao fundo da questão. Penso que a maioria de nós sente que o que aconteceu foi realmente injusto para o Vini. E, se houver uma investigação, só espero que, com o tempo, o Benfica, Mourinho as pessoas à volta do clube possam pedir desculpa se a acusação for correta, mas também que percebam que algumas das coisas em que se envolveram — como publicar um tweet horas depois a questionar a validade do Vini Jr. e dos jogadores do Real Madrid — foram más», atirou, condenando essas publicações.