Oscar, internacional brasileiro e ex-jogador do São Paulo
Oscar, internacional brasileiro e ex-jogador do São Paulo - Foto: IMAGO

Oscar abdica de milhões de euros para rescindir com o São Paulo

Brasileiro decidiu terminar a carreira devido a um problema de saúde

O processo de rescisão contratual entre Oscar e o São Paulo poderá conhecer um desfecho já na próxima semana, altura em que está agendada uma nova reunião entre as partes. O médio abdica de receber cerca de 8,6 milhões de euros, mas exige o pagamento de uma dívida superior a 1 milhão de euros, segundo o Globo Esporte.

O valor reclamado pelo jogador refere-se a direitos de imagem em atraso e ao prémio de assinatura do contrato. Inicialmente, Oscar pretendia receber o montante a pronto, mas entretanto aceitou um plano de pagamento em prestações até ao final de 2027.

Segundo os representantes do atleta, Oscar teria direito a receber a totalidade do seu contrato, válido até ao fim de 2027 e avaliado nos tais 8,6 milhões de euros. Contudo, o jogador optou por reclamar apenas os valores devidos até novembro do ano passado, altura em que sofreu um problema de saúde.

Para além da dívida ao jogador, o São Paulo, de Cédric Soares, terá ainda de liquidar uma comissão devida aos seus empresários. O clube, por sua vez, não confirma os valores em questão e considera o contrato suspenso desde o final de 2025, descrevendo as negociações entre o diretor executivo Rui Costa e o representante de Oscar, Giuliano Bertolucci, como estando a decorrer a bom ritmo.

O caso teve origem no final do ano passado, quando Oscar sofreu uma indisposição durante os exames médicos de pré-época. O jogador foi transportado para o Hospital, onde lhe foi diagnosticada uma síncope vasovagal, uma perda de consciência temporária causada por uma descida da pressão arterial e do ritmo cardíaco.

Apesar de o problema não apresentar risco de vida, exige um acompanhamento contínuo. Após um período de recuperação em repouso, durante o qual ainda visitou o centro de treinos do clube, Oscar decidiu colocar um ponto final na sua carreira.