Gustavo Guerra, jovem prodígio dos dragões - Foto: FC PORTO
Gustavo Guerra, jovem prodígio dos dragões - Foto: FC PORTO

FC Porto segura pérola de 16 anos: das abordagens de colossos à cláusula de €10 M

Gustavo Guerra assinou primeiro contrato profissional pelos dragões. Apontado a Inter, Juventus e Como, foi alvo de abordagens, mas vai continuar a crescer no Olival

Figura de destaque na equipa de sub-17 do FC Porto, Gustavo Guerra renovou a ligação aos dragões, assinando o primeiro contrato profissional da carreira. O extremo, que também pode atuar em zonas mais nevrálgicas do terreno, rubricou um vínculo válido até junho de 2028 — ainda é menor de idade (16 anos) — e passou a estar blindado por uma cláusula de rescisão de 10 milhões de euros. Um detalhe que assume especial importância perante a curiosidade que tem despertado fora de portas.

Nas escolas azuis e brancas desde 2016, o criativo natural da Figueira da Foz afirmou-se, nos últimos anos, como um dos talentos mais promissores da fábrica do Olival e não passou despercebido a vários clubes da alta roda europeia. No final de 2025, foi noticiado o interesse de Inter, Juventus e Como — a equipa sensação da Serie A terá, aliás, apresentado uma oferta. Nesse sentido, ao que A BOLA apurou, o trio de emblemas italianos não foi o único a demonstrar interesse pelo jogador, que motivou outras abordagens, uma delas de um colosso de primeira linha no Velho Continente.

Face ao interesse crescente e ao natural desejo de reter uma das suas pérolas, a SAD do FC Porto entrou em campo para segurar Gustavo Guerra, que viu a continuidade no Olival como o melhor caminho a seguir numa fase decisiva da formação: completa 17 anos em março e, atendendo ao rendimento apresentado — 9 golos e 5 assistências pelos juvenis, onde é o segundo melhor marcador —, é de esperar que, a curto/médio prazo dê o salto para os sub-19.

O talento de Gustavo também não passou ao lado da Federação Portuguesa de Futebol. O extremo é presença regular nas seleções jovens e, com 32 jogos de Quinas ao peito no currículo, é já um dos atletas da respetiva geração com mais internacionalizações. Na mira do jovem prodígio está, ainda, a participação no Europeu de sub-17, para o qual Portugal vai tentar apurar-se em março.

Voltando à renovação com o FC Porto, Gustavo Guerra apontou a chegada à equipa principal azul e branca como grande meta... a longo prazo. «O meu objetivo é chegar à equipa A, acho que é um sonho para todos. É um orgulho enorme estar a assinar contrato profissional pelo meu clube desde pequenino. Cheguei ao FC Porto muito novo e cresci muito como jogador e como pessoa», assinalou o polivalente jogador, citado pelos meios dos dragões. '«O facto de nunca desistirmos e de darmos tudo a cada minuto é o que já levo como uma lição para a vida. Vamos para a frente, dar tudo a cada treino e cada jogo», acrescentou Gustavo.

Galeria de imagens 20 Fotos