Vincent Kompany, treinador do Bayern
Vincent Kompany, treinador do Bayern - Foto: IMAGO

Kompany revela quem foi o rival mais difícil: «Messi e Ronaldo são fenómenos, mas...»

Treinador do Bayern falou sobre a carreira de jogador e surpreendeu em algumas respostas

Numa conversa com jovens do clube de fãs do Bayern, o treinador dos bávaros, Vincent Kompany, falou abertamente sobre a carreira de jogador.

Embora tenha reconhecido que Lionel Messi e Cristiano Ronaldo são provavelmente os melhores jogadores da sua geração, Kompany surpreendeu em algumas respostas, como o adversário mais difícil que teve de marcar.

Messi e Ronaldo são fenómenos, mas Ronaldinho foi quem mais me impressionou num jogo. Conhecem-no? - perguntou Kompany, ciente de que as gerações mais jovens podem ter crescido com outros craques.

Questionado sobre as atuais ambições desportivas, o técnico belga não hesitou: «O Bayern é o caminho que quero seguir. O objetivo é conquistar tudo o que houver para ser conquistado.»

Kompany revelou ainda que uma antiga estrela do Milan e do Chelsea é o seu grande ídolo.

Conhecem o Marcel Desailly? Ele é provavelmente uma daquelas cartas lendárias no jogo FIFA. Era o meu ídolo. Um defesa forte, que também ganhou o Campeonato do Mundo com a França e foi uma grande inspiração.

Questionado sobre qual o melhor treinador da carreira, a resposta foi clara: Pep Guardiola. Kompany foi capitão do Manchester City sob a liderança do antigo treinador do Barcelona e do Bayern. A posição de destaque de Guardiola, no entanto, «não estava necessariamente» ligada à tática, «mas sim à mentalidade».

«Ele tinha uma vontade absoluta de vencer tudo. Cada jogo era importante. Não importa se jogamos contra o nosso principal rival ou contra uma equipa da segunda liga. É igualmente tudo importante.»

Além de Guardiola, aprendeu ainda com dois outros treinadores. Roberto Mancini ensinou-lhe a jogar na defesa a quatro no City. Já Huub Stevens treinou Kompany no Hamburgo.

«Huub Stevens era muito, muito rigoroso com os jogadores. Exigia imenso, tanto fisicamente como mentalmente. E isso também é um exemplo para mim.»

Kompany chegou ao Bayern na temporada passada, tendo conquistado a Bundesliga. Já enquanto jogador, representou o Anderlecht, Manchester City e o Hamburgo.