Polémica envolve o Comité Olímpico Internacional - Foto: IMAGO

Comité Olímpico acusado de vender t-shirts... da era nazi

Peça de vestuário fazia parte da loja oficial online dos Jogos Olímpicos.

O Comité Olímpico Internacional (COI) está a ser alvo de críticas na Alemanha pela venda de uma t-shirt alusiva aos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936, um evento historicamente utilizado para propaganda pelo regime nazi de Adolf Hitler. A peça de vestuário, que já se encontra esgotada, fazia parte da loja oficial online dos Jogos Olímpicos.

Em resposta à controvérsia, o COI defendeu a sua comercialização, enquadrando-a na sua «Coleção Herança», que celebra os estilos de todas as edições dos Jogos. No entanto, na Alemanha, surgiram apelos para que a venda das t-shirts fosse interrompida.

A t-shirt em questão exibe o desenho do cartaz original dos Jogos de Berlim, da autoria de Franz Wurbel. A imagem mostra uma figura masculina com uma coroa de louros, sob a qual se encontram os anéis olímpicos. Por baixo, surge a Porta de Brandemburgo e a inscrição «Germany Berlin 1936 Olympic Games».

Klara Schedlich, porta-voz para a política desportiva do partido Os Verdes na Câmara dos Representantes de Berlim, criticou duramente a iniciativa. Em declarações à agência de notícias alemã DPA, afirmou que «os Jogos Olímpicos de 1936 foram uma ferramenta central de propaganda do regime nazi». Schedlich acusou o COI de «claramente não refletir suficientemente sobre a sua própria história», considerando que «a escolha da imagem é problemática e inadequada para uma t-shirt», especialmente sem qualquer contextualização.

Por sua vez, um porta-voz do COI, em declarações à BBC, reconheceu «as questões históricas da propaganda nazi», mas sublinhou a intenção de recordar também os feitos desportivos do evento, que contou com «4483 atletas de 49 países a competir em 149 eventos de medalhas».

«Disponibilizámos ao público uma Coleção Herança Olímpica que celebra 130 anos de arte e design olímpicos. Para esta série, são apresentados emblemas, pictogramas, cartazes e mascotes de todas as edições dos Jogos Olímpicos», explicou o porta-voz, acrescentando que muitos atletas «deslumbraram o mundo com os seus feitos, incluindo Jesse Owens».

Recorde-se que Jesse Owens, um atleta afro-americano, conquistou quatro medalhas de ouro nos Jogos de 1936, desmantelando o mito nazi da supremacia racial ariana. O COI informou ainda que o contexto histórico dos Jogos de Berlim está devidamente explicado no Museu Olímpico em Lausana e que apenas foi produzido e vendido um número limitado destas t-shirts.