Jogos de Inverno decorrem em Itália - Foto: IMAGO

JO: Federação de hóquei no gelo quer reintegrar já Rússia e Bielorrússia

Seleções estão suspensas há quatro anos devido à guerra na Ucrânia. IIHF seguiu as «recomendações» do Comité Olímpico Internacional (COI)

A Federação Internacional de Hóquei no Gelo (IIHF) pretende reintegrar «o mais rapidamente possível» as seleções da Rússia e da Bielorrússia, suspensas desde 2022 devido à guerra na Ucrânia, anunciou esta quinta-feira Luc Tardif, presidente do organismo.

«Espero que citem exatamente o que digo: queremos o regresso dos bielorrussos e dos russos o mais rapidamente possível. Porque, antes de mais, isso significaria que o mundo estaria um pouco melhor», sublinhou o dirigente canadiano, em Milão, onde decorrem os Jogos Olímpicos de Inverno.

Em Milão-Cortina, as duas seleções estão afastadas, já que a IIHF seguiu as «recomendações» do Comité Olímpico Internacional (COI) para as modalidades coletivas, «neste momento, não autorizadas a participar.» Luc Tardif revelou que o organismo que preside está a «tentar organizar um regresso», recordando que as duas nações «fazem parte da família da IIHF.»

«Acompanhamos as notícias todos os dias, na esperança de que algo melhore. Um regresso demasiado cedo não seria benéfico para as nossas competições, e a questão da segurança continua sempre presente», desenvolveu o líder do hóquei no gelo mundial, em linha com as conclusões adotadas em janeiro pelo Conselho da IIHF para a época 2026/27.

O dirigente afirmou ainda que a federação internacional está a trabalhar «numa primeira fase» com os escalões de sub-18 da Rússia e da Bielorrússia. A eventual reintegração, pelas federações internacionais, das seleções de sub-18 enquadra-se nas recomendações do Comité Olímpico Internacional, formuladas no âmbito da Cimeira Olímpica realizada em dezembro de 2025.