Kiko Costa remata à baliza no jogo entre o Sporting e o Marítimo - Foto: Sporting
Kiko Costa remata à baliza no jogo entre o Sporting e o Marítimo - Foto: Sporting

Continua o ano de sonho! Kiko Costa eleito o melhor jovem do Mundo

Lateral do Sporting e da Seleção foi distinguido pela Federação Internacional de Andebol

O ano de 2026 ainda vai apenas em fevereiro e Kiko Costa já tem vários motivos para o considerar inesquecível.

O jogador de 20 anos do Sporting acaba de ser eleito o melhor jogador jovem do mundo pela Federação Internacional de Andebol (IHF), um ano depois de ter ficado em segundo lugar na mesma.

É uma nova distinção para a coqueluche do andebol nacional, já depois de ter contribuído para o melhor resultado de sempre da Seleção em Europeus, com o 5.º lugar, numa prova na qual foi eleito o melhor lateral direito, e o melhor jogador jovem.

Kiko Costa era um dos finalistas, juntamente com Óli Mittún, jogador do GOG e das Ilhas Faroé, e ao sueco Nikola Roganovic, que alinha no Malmo.

O português sucede ao alemão Renars Uscins, que foi eleito no ano passado e a Elias Skipagotu, que venceu em 2023, na primeira vez que a distinção foi atribuída pela IHF.

Esta não é a primeira vez que um elemento da família Costa é reconhecido a nível internacional. Em 2024, o irmão de Kiko, Martim, foi eleito o melhor jogador jovem da Europa, num ano em que tinha sido o melhor marcador do Europeu.

Em 2020, Luís Frade também foi distinguido como melhor jogador jovem do mundo, quando o prémio era atribuído pela revista Handball Planet.