Marrocos joga este domingo a final da CAN, após eliminar a Nigéria nos penáltis - Foto: IMAGO

CAN: final leva ministério da Educação de Marrocos a adiar exames

Provas e outras avaliações estavam agendadas para segunda e terça-feira

O ministério da Educação de Marrocos decidiu adiar os exames do primeiro semestre para que os alunos possam apoiar sem reservas a seleção na final da CAN, no domingo, contra o Senegal.

Os exames e avaliações contínuas estavam inicialmente agendados para 19 e 20 de janeiro, segunda e terça-feira, um e dois dias após o jogo decisivo de Rabat.

A decisão surge em resposta à enorme mobilização nacional em torno dos leões do Atlas, que, a jogarem em casa, alcançaram a primeira final desde 2004 e procuram um título que lhes escapa há 50 anos. As provas e avaliações contínuas foram remarcadas para os dias 20 e 21 de janeiro, permitindo que a nação se concentre no importante jogo de domingo, dia 18.

A medida vai ao encontro do pedido de Mohamed Ouzzine, secretário-geral do partido Movimento Popular, que havia questionado formalmente o ministro da Educação Nacional, Pré-escolar e Desportos, Saad Berrada, sobre esta possibilidade. «Esta medida permitiria aos alunos partilhar os momentos de celebração, ao mesmo tempo que lhes daria o tempo necessário para se concentrarem nos exames e se prepararem em boas condições», explicou Ouzzine.

O percurso de Marrocos até à final tem sido acompanhado com grande entusiasmo. Depois de vencer o seu grupo, a equipa da casa eliminou a Tanzânia (1-0) nos oitavos de final, os Camarões (2-0) nos quartos e a Nigéria nas meias-finais, num jogo decidido nos penáltis (4-2, após 0-0 em 120 minutos).