Camacho: «Cristiano Ronaldo é admirável»
MADRID — José Antonio Camacho testemunhou, no Benfica, a ascensão de Cristiano Ronaldo, que dava os primeiros passos no Sporting.
«Não tive dúvidas de que seria muito bom jogador, mas, sendo tão jovem, seria difícil prever que se tornaria um dos melhores da história do futebol», partilha o treinador espanhol.
«Cristiano é uma referência para todos. Antes dele a morte futebolística chegava aos 34 ou 35 anos. Aprendendo com a forma como ele se cuida, a vida profissional dos futebolistas alargou-se e muitos, com essa idade e mais, atuam em grandes equipas a pleno rendimento», assinala.
Camacho prossegue na argumentação: «Há também uma questão de mentalidade. Os clubes e os jogadores tinham como certo que, chegada a essa idade, havia que pendurar as botas, porque já nada mais havia a fazer. Agora há muitos a lutar contra o que era um autêntico dogma. Com o que atualmente se ganha no futebol, não é a mesma coisa jogar um ano a mais ou a menos. Vale a pena fazer sacrifícios para procurar estar mais tempo no ativo. Isso pode ser muito importante para as vidas dos jogadores e das famílias deles quando eles deixarem o futebol. Um dos grandes responsáveis por todas estas mudanças tem sido, sem dúvida, Cristiano Ronaldo».
É admirável que, com a idade que tem e com tudo o que já conquistou, continue a desafiar-se a si próprio com novos objetivos que todos sabemos que tudo fará para alcançar
Para o treinador espanhol, «é admirável que, com a idade que tem e com tudo o que já conquistou, continue a desafiar-se a si próprio com novos objetivos que todos sabemos que tudo fará para alcançar».
Sugestão de vídeo
Artigos Relacionados: