Avião da TAP «esteve a segundos de se despenhar»: companhia fala em «incidente grave»
A TAP está a investigar um incidente ocorrido a 17 de janeiro, quando um Airbus A320neo da companhia terá descido abaixo da altitude mínima de segurança durante a aproximação ao aeroporto de Praga, na Chéquia.
De acordo com a Radio Prague International, o Airbus A320neo da TAP «esteve a segundos de se despenhar a 60 quilómetros de Praga», num incidente que as autoridades aéreas consideram «um dos mais graves registados no aeroporto de Praga nas últimas décadas».
O voo TP1240, proveniente de Lisboa, terá ficado a menos de 300 metros do solo durante uma descida a alta velocidade perto de Krivoklát. Segundo a rádio checa, uma manobra de subida de última hora executada pela tripulação evitou o pior. O incidente ocorreu na manhã de 17 de janeiro em condições meteorológicas «muito adversas», com nevoeiro denso e baixa visibilidade. Os sistemas de radar detetaram que o avião tinha descido abaixo da altitude mínima de segurança de cerca de 1.300 metros.
«Após estabilizar a aeronave, a tripulação efetuou uma nova aproximação, desta vez dentro dos parâmetros estabelecidos, culminando numa aterragem sem incidentes cerca de 11 minutos depois», apontou ainda a Radio Prague International, que acrescentou não ter havido feridos nem danos na aeronave.
A rádio checa diz ainda que incidente foi registado como um caso de CFIT (Controlled Flight Into Terrain), em que a aeronave se aproxima do solo sem que a tripulação esteja ciente do perigo, normalmente devido a erros na configuração dos sistemas de voo.