Jutta Leerdam tinha conquistado a prata, há quatro anos, em Pequim, mas de Milão leva o ouro. IMAGO
Jutta Leerdam tinha conquistado a prata, há quatro anos, em Pequim, mas de Milão leva o ouro. IMAGO

Sutiã de Jutta Leerdam pode valer-lhe quase... um milhão de euros

Patinadora neerlandesa venceu uma medalha de ouro e outra de prata nos Jogos Olímpicos de Inverno

A patinadora neerlandesa Jutta Leerdam poderá arrecadar cerca de um milhão de dólares (aproximadamente 840 mil euros) do seu contrato com a Nike, após um gesto nos Jogos Olímpicos de Inverno que se tornou viral.

O momento decisivo ocorreu na passada segunda-feira, após Leerdam vencer a prova de 1000 metros em patinagem de velocidade, estabelecendo um novo recorde olímpico. Visivelmente emocionada, a atleta abriu o fecho do seu fato de competição, revelando o sutiã desportivo branco da Nike que usava por baixo. A imagem rapidamente circulou em jornais e websites por todo o mundo, sendo amplamente partilhada pelos 298 milhões de seguidores da marca no Instagram.

Segundo Fredereique de Laat, especialista em publicidade de atletas femininas e fundadora da Branthlete, este gesto poderá render uma verba substancial à patinadora. «Com a Nike, suspeito que estejamos a falar de um valor superior a um milhão de dólares», afirmou De Laat ao jornal neerlandês AD.

Por sua vez, Meindert Schut, editor-chefe da revista de negócios Quote, estima que Leerdam, que conta com 6,2 milhões de seguidores, possa ganhar cerca de 62 mil euros por cada publicação patrocinada pela Nike no Instagram. As suas lágrimas de alegria também foram aproveitadas comercialmente pela retalhista neerlandesa Hema, que promoveu um eyeliner com a frase: «À prova de água, mesmo com lágrimas de alegria.»

Galeria de imagens 38 Fotos

O sucesso de Leerdam nos Jogos é notável, especialmente porque a atleta falhou a qualificação para a sua prova de eleição, os 1000 metros, em dezembro. No entanto, o Comité Olímpico Neerlandês apostou na sua escolha, e Leerdam retribuiu a confiança com uma medalha de ouro categórica. A atleta de 27 anos, noiva do pugilista Jake Paul, conquistou ainda uma medalha de prata na competição.

No entanto, a participação da atleta nos Jogos não esteve isenta de controvérsia. Leerdam foi apelidada de «prima donna» e «diva» após ter viajado para Milão-Cortina num jato privado, uma viagem que documentou nas redes sociais. A sua chegada, com direito a bandeiras personalizadas e cupcakes, gerou críticas nos Países Baixos.