Tomás Araújo, central do Benfica, em fase de treino - Foto SL Benfica
Tomás Araújo, central do Benfica, em fase de treino - Foto SL Benfica

Benfica: Tomás Araújo pode ganhar palco onde melhor joga

Proximidade da Champions pode criar contexto para Mourinho mexer na defesa frente ao Chaves

Tomás Araújo tem forte possibilidade de reaparecer como titular a defesa-central, posição de origem dele, no jogo de sexta-feira em Chaves, da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Otamendi regressa de jogos da seleção na Argentina, frente à Venezuela, e também em Porto Rico; tendo em conta possível gestão de esforço do capitão, a pensar que na terça-feira o Benfica joga em Newcastle para a UEFA Champions League, José Mourinho, treinador das águias, poderá apostar, frente ao Chaves, em juntar Tomás Araújo a António Silva, que também esteve em contexto de Seleção, mas não foi utilizado nos jogos de Portugal com a República da Irlanda e Hungria.

Tomás Araújo ganhou dimensão a fazer dupla de defesas-centrais com Otamendi na época passada, até que a lesão grave do dinamarquês Alexander Bah levou Bruno Lage, anterior treinador, a adaptar o jovem da formação dos encarnados a lateral-direito. Araújo cumpriu a tarefa, mas a diferença de rotinas e de movimentos teve influência em pubalgia que o obrigou a parar durante cerca de dois meses. Em consequência disso, o jogador falhou o Mundial de Clubes no verão e também um arranque de época a cem por cento.

Frente ao Tondela e ao Alverca, Tomás foi central, mas frente ao Santa Clara, perante a indisponibilidade de Dedic (o bósnio cumpriu castigo), foi novamente recuperado como lateral-direito, num jogo que não lhe correu bem a ele, nem à equipa — empate 1-1, no Estádio da Luz.

Com José Mourinho a treinador, Tomás Araújo já entrou para ajudar a fechar como central e até como lateral-esquerdo. Falta ao jovem de 23 anos consistência na posição e minutos nas pernas para voltar ao nível que já lhe valeu a entrada na lista de grandes clubes europeus como jogadores a seguir com interesse, por exemplo, do PSG, Bayern ou Chelsea.

Em relação ao plantel dos necarnados, José Mourinho deu esta quarta-feira sequência, no Campus do Seixal, à preparação do jogo em Chaves, beneficiando do regresso de alguns jogadores que estiveram nas seleções. António Silva, Lukebakio, Obrador, Gonçalo Oliveira e Leandro Barreiro já estão em Portugal e no Seixal, com foco na Taça. Andreas Schjelderup, Otamendi e Richard Ríos ainda não se apresentaram até início da noite desta quarta-feira.

Os encarnados viajam de avião esta quinta-feira para o Porto e depois fazem o resto do percurso até Chaves de autocarro. Mourinho faz a antevisão deste jogo em conferência de imprensa, no Campus do Seixal, às 13 horas.